Incêndio no Pau Furado destrói área equivalente a 91 campos de futebol
Chamas atingiram 65 hectares de vegetação nativa, na zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado
Um incêndio de grandes proporções atingiu a zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari nesta terça-feira (9), e devastou cerca de 65 hectares de vegetação nativa, o que corresponde a 91 campos de futebol do tamanho do Maracanã.
O trabalho foi intenso, com início as 5h e encerramento às 20h, com apoio de brigadistas civis, bombeiros militares e caminhões-pipa. Ventos fortes e altas temperaturas dificultaram o controle das chamas, que se reacenderam ao longo do dia em diferentes pontos. O combate direto se estendeu até as 20h, quando não havia mais focos ativos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Incêndio na região do Pau Furado
Segundo Maricéia Pádua, responsável pelo Parque Estadual do Pau furado, a fauna e a flora do Parque não foram atingidas, apenas a zona de amortecimento. A especialista explicou que a zona de amortecimento é formada por áreas particulares e próximas à zona urbana, de responsabilidade do município, mas o parque atua no combate a incêndios porque existe risco para sua área interna.
Leia Mais
Mesmo com o controle do incêndio, os bombeiros informaram que continuam no local realizando ações de rescaldo para evitar a reignição em áreas críticas, como troncos fumegantes e pontos de difícil acesso.
Veja o vídeo:
Impacto ambiental
Segundo especialistas, a zona de amortecimento é essencial para proteger o Parque Pau Furado, funcionando como barreira contra impactos externos, como queimadas e ocupação irregular. Com a destruição de 65 hectares, o alerta é para o risco de desequilíbrio ambiental em uma das áreas mais importantes de preservação da região do Triângulo Mineiro.