Incêndio atinge zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado
Chamas mobilizaram equipes de do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, Araguari, brigadistas civis e um caminhão-pipa com 10 mil litros de água
-
O Corpo de Bombeiros de Uberlândia informou que trabalha desde a tarde de segunda-feira (8) no combate a um incêndio que atingiu a zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado, localizado entre Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro. As chamas começaram por volta das 15h30 e mobilizaram equipes das duas cidades, brigadistas civis e um caminhão-pipa com 10 mil litros de água.

Combate intenso
Segundo a corporação, o trabalho foi intenso, com militares permanecendo no local durante toda a noite. Nesta terça-feira (9), por volta das 5h, quatro viaturas e dez bombeiros foram enviados novamente à área, junto a seis brigadistas civis, para dar continuidade ao rescaldo e ao monitoramento dos pontos mais críticos e troncos ainda fumegantes.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Histórico de queimadas no parque
O Parque Estadual do Pau Furado já enfrentou situações graves de incêndio em anos anteriores. Em 2017, o fogo devastou 82 hectares da área de preservação. Mais recentemente, um incêndio criminoso, provocado por uma instalação elétrica clandestina em um condomínio próximo, destruiu 531 hectares e resultou em multa superior a R$ 1 milhão.

Em 2021, a Prefeitura de Uberlândia chegou a realizar aceiros preventivos, faixas de limpeza para dificultar a propagação das chamas em períodos de seca.
Após o incêndio que destruiu cerca de 1.000 hectares em 2024, o Parque Estadual do Pau Furado recebeu uma força-tarefa do IEF, Semad e Polícia Militar de Meio Ambiente para realizar ações de conscientização e prevenção contra novos focos, mas, mesmo assim, os registros de queimadas continuaram, principalmente nos meses mais secos do ano.
Leia Mais
Incêndio atinge zona de amortecimento
A área atingida pelo incêndio desta segunda-feira não faz parte do núcleo do parque, mas da chamada zona de amortecimento, que funciona como uma faixa de transição entre a unidade de conservação e áreas externas. Essa região tem o papel de reduzir impactos ambientais sobre o parque, como poluição, ocupação irregular e queimadas, atuando como barreira de proteção dos ecossistemas internos.
Veja as imagens do momento do incêndio: