Furacão Melissa chega em Cuba, mas perde força e cai para categoria 3
Fenômeno já devastou a Jamaica e é considerado um dos mais fortes do Atlântico já registrados; ao menos sete mortes já foram confirmadas
O furacão Melissa tocou o solo de Cuba na madrugada desta quarta-feira (29), com uma velocidade de 185 km/h. Após devastar a Jamaica, o fenômeno perdeu a força e caiu para a categoria 3, mas ainda há perigo de inundações, deslizamentos de terra e fortes ventos em Cuba, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O fenômeno também deverá atingir as Bahamas nesta quarta-feira.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O furacão Melissa atingiu a Jamaica nesta terça-feira (28), ainda na categoria 5, com ventos de até 295 km/h. O fenômeno é considerado um dos mais fortes do Atlântico já registrados e como a “tempestade do século” a atingir o país.
Na Jamaica, a tempestade interrompeu as comunicações e o fornecimento de energia em grandes áreas da ilha, segundo o The New York Times. Os danos dificultaram a obtenção de avaliações confiáveis dos prejuízos.
Ainda na terça-feira, o primeiro-ministro Andrew Holness declarou que o país enfrenta “um desafio sem precedentes” e determinou evacuações obrigatórias em áreas de risco, incluindo a capital Kingston. Mais de 900 abrigos foram abertos para receber desabrigados.
Leia Mais

Ao menos três pessoas morreram na Jamaica antes da chegada do furacão, devido às tempestades prévias ao fenômeno. O governo jamaicano ainda não informou sobre mais mortes.
O fenômeno também causou estragos em aeroportos do país. Imagens das redes sociais mostram o Aeroporto Internacional Norman Manley, na capital do país, devastado.
Apesar do furacão já ter saído do país, o Centro Nacional de Furacões alertou os jamaicanos a permanecer em abrigos devido à queda de cabos de energia e áreas alagadas.
O furacão também já atingiu o Haiti e a República Dominicana, onde foram confirmadas quatro mortes e uma pessoa segue desaparecida.
🔴 Dévastation en Jamaïque après le passage de Melissa.
L’aéroport international de Montego Bay a été ravagé.
L’ouragan Melissa a touché terre en Jamaïque, avec des vents à près de 300km/h enregistrés par le Centre national américain des ouragans. pic.twitter.com/r67dZkInEQ
— air plus news (@airplusnews) October 29, 2025