Eucalipto de 30 anos é cortado após queimada em Uberlândia
Árvore de mais de três décadas, que resistiu à duplicação da pista, teve o interior consumido pelo fogo e está sendo retirado por risco de queda
-
O que resistiu ao tempo, à urbanização e à expansão do asfalto, infelizmente não sobreviveu ao fogo. Um eucalipto com mais de três décadas, que permaneceu de pé mesmo após a duplicação da pista e a construção da marginal da rodovia BR-050, em Uberlândia, está sendo cortado nesta segunda-feira (8), depois de ter sua estrutura comprometida com uma queimada.

O incêndio, aparentemente de pequena proporção, atingiu a vegetação da área próxima ao cruzamento entre a rua Maria Quitéria e a avenida Minervina Cândida de Jesus, próximo ao viaduto Régis Bittencourt e ao Guaraná Mineiro. O tronco da árvore ficou oco por dentro, colocando em risco a segurança de quem passa pela pista.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Ainda não se sabe se o fogo foi causado pela seca ou foi crime ambiental. Neste caso, o prejuízo vai além dos transtornos no trânsito, que precisou ser parcialmente bloqueado na região. A cidade perde também um exemplar arbóreo simbólico, que resistia solitário à urbanização intensa do trecho.

Leia Mais
A operação de corte foi iniciada por volta das 9h desta segunda-feira (7). Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em apoio ao Dnit, responsável pelo trecho, constataram que o interior da árvore foi comprometido, tornando inevitável a remoção para evitar acidentes. O eucalipto, que já fazia parte da paisagem há mais de 30 anos, agora dá lugar a um vazio no cenário urbano.
Momento em que o eucalipto de mais de 30 anos começa a ser cortado – Crédito: Vinícius Lemos/TV Paranaíba