Energia limpa e renovável: aterro sanitário de Uberlândia gera energia suficiente para 15 mil residências com biogás

Conversão do metano em eletricidade, gera energia limpa, diminui a poluição e oferece uma alternativa sustentável à matriz energética

, em Uberlândia

-

O uso do biogás como fonte de energia tem ganhado cada vez mais destaque em um mundo que busca alternativas mais sustentáveis e eficazes para enfrentar os desafios ambientais e energéticos.

Em Uberlândia, esse processo está sendo explorado com a utilização do gás metano proveniente do aterro sanitário da cidade, onde a empresa Energás, responsável pela implantação da planta de biogás, com o objetivo de gerar energia limpa e renovável.

Segundo o Diretor de Aterros e Energia da Limpebras, Eduardo Lima, o biogás é uma alternativa energética que reduz significativamente as emissões de metano, um gás 21 vezes mais poluente que o CO2.

A planta de biogás instalada em Uberlândia é capaz de gerar 1,4 megawatts por hora de energia, o suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências ou 60 mil pessoas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Crédito: Limpebras/ Reprodução

A planta de biogás de Uberlândia foi inaugurada em 2012 e já recebeu mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Os detritos são depositados em poços no aterro sanitário, onde o gás metano gerado pela decomposição dos resíduos é extraído.

O metano é então levado por tubos até a planta de biogás, onde é tratado por filtros e resfriado, antes de ser enviado para geradores que realizam a combustão interna para produção de energia elétrica.

“Estamos utilizando a decomposição do lixo para gerar energia. O biogás, proveniente da decomposição orgânica, é convertido em energia limpa, sem a emissão de poluentes. Ao invés de simplesmente liberar esse gás na atmosfera, o estamos aproveitando de forma sustentável”, explicou Eduardo Lima.

VEJA TAMBÉM: Projeto de R$ 200 Milhões: Prefeitos de Uberaba e Uberlândia anunciam planta de biometano

Credito: Cedido ao ParanaibaMais

Sustentabilidade

Uma das principais vantagens desse tipo de energia é a contribuição direta para a redução das emissões de gases de efeito estufa, um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas.

O uso do biogás, ao invés de simplesmente liberar o metano no ar, representa uma solução eficaz para diminuir a poluição, além de gerar energia renovável de maneira sustentável. Lima destacou ainda que o processo tem um forte apelo econômico.

“Com a Cemig comprando a energia gerada, além da questão ambiental, há também um impacto econômico positivo. A energia que estamos gerando está sendo comercializada e, ao mesmo tempo, estamos oferecendo uma alternativa mais verde e econômica”, afirmou.

No entanto, a produção de biogás não está isenta de desafios. Segundo Lima, o processo de transformação do metano em energia demanda investimentos altos em tecnologia e infraestrutura, o que torna o desenvolvimento do setor dependente de parcerias públicas e privadas.

×

Leia Mais

Além disso, há a questão da coleta e separação de resíduos, que exige que a cidade tenha uma gestão eficaz para garantir a qualidade do biogás gerado.

“Os próximos passos incluem não apenas a expansão da planta de biogás, mas também o incentivo à maior conscientização sobre o reaproveitamento de resíduos. Precisamos cada vez mais investir em educação ambiental, para que as pessoas compreendam a importância da separação correta do lixo e do uso de tecnologias sustentáveis”, destacou o executivo.

A empresa ainda não tem planos para expansão imediata, mas, com o crescimento da demanda por fontes de energia renovável e a evolução das tecnologias, os investimentos nesse setor tendem a aumentar.

A tendência é que iniciativas como essa se tornem cada vez mais comuns, à medida que mais empresas e governos busquem soluções alternativas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Uberlândia tem um papel importante na transição energética do país, sendo uma cidade que, por meio de projetos como o da Energás, está se tornando um exemplo de como resíduos urbanos podem ser transformados em fontes de energia limpa e renovável.

O modelo implantado no município tem o potencial de ser replicado em outras cidades, tornando-se uma peça-chave na redução das emissões de gases de efeito estufa e no avanço das energias renováveis.