Eclipse solar parcial: o que esperar do raro espetáculo que acontece em setembro
Fenômeno astronômico acontecerá no dia 21 de setembro e será visível na Nova Zelândia, parte da Austrália e na Antártida
-
Após o eclipse lunar total conhecido como “Lua de Sangue”, setembro terá mais um fenômeno astronômico fascinante. No dia 21 deste mês, observadores do céu na Nova Zelândia, em uma faixa estreita da costa leste da Austrália, em diversas ilhas do Pacífico e na Antártida, poderão testemunhar um espetáculo raro: um profundo eclipse solar parcial.
O evento astronômico, além de raro, também acontece em um período especial, próximo ao equinócio de setembro, quando o dia e noite tem quase a mesma duração em todo o mundo. Saiba mais sobre o eclipse solar.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo o site Star Walk, um dos pontos mais especiais deste eclipse solar é que a Lua irá cobrir cerca de 80% do disco solar sobre o Pacífico Sul. O Sol ficará parecido como uma fina foice.
A oportunidade é única para a Nova Zelândia, visto que o fenômeno poderá ser visto em áreas povoadas do país, não apenas sobre oceanos remotos, como já aconteceu antes.
Apesar de único, o eclipse solar não poderá ser visto no Brasil. No último domingo (7), o país pôde ver um eclipse lunar por meio de uma transmissão do Observatório Nacional do Brasil.
Leia Mais
O que é um eclipse solar parcial?
O fenômeno parcial acontece quando a Lua bloqueia apenas parte do disco solar, sendo assim, o sol nunca fica completamente oculto. No entanto, durante o eclipse solar do dia 21 de setembro, a luminosidade do dia poderá diminuir perceptivelmente.
Apesar de ser um lindo fenômeno, não é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular adequada.