COP30 em Belém: entenda o que é a COP e qual a sua importância
A COP30 em Belém acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro; o evento reúne líderes mundiais e cientistas para discutir sobre as mudanças climáticas
Em novembro, a cidade de Belém (PA) sediará a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento acontecerá entre os dias 10 e 21 direto no coração da Amazônia e estima a participação de 50 mil pessoas. Entenda o que é a COP e qual a sua importância.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O que é a COP?
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) é um tratado internacional entrou em vigor em 21 de março de 1994 e conta, atualmente, com a participação de 198 países. Seu objetivo é prevenir a interferência humana “perigosa” no sistema climático.
A UNFCCC criou a Conferência das Partes (COP), como órgão responsável por tomar as decisões para a implementação de compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima. A COP também atua como Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (CMP, na sigla em inglês), que estabeleceu metas quantitativas individuais de redução de emissões a países desenvolvidos.
Além disso, a COP também atua no Acordo de Paris (CMA, na sigla em inglês), adotado em 2015 e reforçando os princípios da UNFCCC, com três objetivos:
- Manter o aumento da temperatura global bem abaixo de 2 °C, com esforços para limitá-lo a 1,5 °C;
- Incrementar capacidades de adaptação e resiliência;
- Alinhar os fluxos financeiros aos demais objetivos do Acordo.
A COP como é conhecida mundialmente são as cúpulas de mudança do clima que acontecem anualmente, em novembro ou dezembro. Nessas cúpulas não se reúnem apenas a COP, mas também a CMP, a CMA, e o Órgão Subsidiário de Implementação (SBI) e o Aconselhamento Científico e Tecnológico (SBSTA), que assessoram a COP.
VEJA TAMBÉM: COP30 terá presença da Start Química como referência nacional em sustentabilidade
Qual a importância da COP30 em Belém?
Segundo o Governo Federal, a COP30 em Belém representa uma oportunidade história para o país “reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global”.
O município escolhido para presidir a conferência é uma das maiores da Amazônia, sendo historicamente uma cidade portuária.
Além da importância nacional, a Conferência das Partes é o principal fórum global para a negociação e implementação de ações contra as mudanças climáticas. A COP tem relevância mundial, não somente para as atuais gerações, como as próximas.