COP30: Brasil emitirá vistos eletrônicos gratuitos para participantes
Evento acontecerá em novembro na cidade de Belém (PA); participantes estrangeiros poderão solicitar o e-Visto sem ir até o consulado do seu país
O Brasil irá facilitar a entrada de cidadãos dos países participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro em Belém (PA). O país irá emitir vistos eletrônicos gratuitos para os participantes estrangeiros do evento, segundo informado pela Secretaria Extraordinária para a COP30 nesta segunda-feira (1).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia Mais
A medida, que chama e-Visto, visa agilizar o processo de entrada no país. Os cidadãos de nacionalidades com exigência de visto para vir ao Brasil poderão fazer a solicitação de maneira digital, sem precisar comparecer ao consulado brasileiro em seu país. Antes, esse tipo de facilidade só era permitida para norte-americanos, canadenses e australianos.
A COP30 aguarda um público de mais de 50 mil pessoas de 198 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Direto do coração da Amazônia, os negociadores irão buscar um consenso para as metas globais para a redução da emissão de gases que promovem o aquecimento da Terra.
Para solicitar o e-Visto é necessário receber o aceite de participação do evento, emitido pela UNFCC. A emissão do visto eletrônico é gratuito para todos os que receberem a confirmação do credenciamento. O e-Visto é válido até 31 de dezembro deste ano e permite múltiplas entradas no país durante este período. No caso de menores de 18 anos, o visto físico deve ser solicitado no consulado.