COP30 abre registro de candidaturas para participar da cúpula em Belém

Registro para indicação de interesse para integrar a delegação brasileira vai até o dia 30 de setembro; saiba mais sobre a COP30

, em Uberlândia

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) abriu, nesta sexta-feira (12), o registro para indicação de interesse quanto ao credenciamento de representantes da sociedade brasileira para integrar a delegação nacional na cúpula que acontecerá em Belém, Pará, em novembro. As candidaturas podem ser enviadas até o dia 30 de setembro.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Belém (PA), cidade que receberá a COP30
COP30 recebe candidaturas para integrar delegação nacional – Créditos: Rafa Neddermeyer/COP30 Amazônia
×

Leia Mais

Os delegados do Brasil terão acesso à Zona Azul, espaço sob responsabilidade da UNFCCC, onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões técnicas e eventos paralelos.

O processo de participação contempla três categorias, o setor privado, sociedade civil e subnacionais. Cada setor possui critérios próprios (veja link no nome de cada categoria abaixo) e as candidaturas podem ser enviadas por meio de formulário disponível no Portal do Brasil Participativo.

  • Setor Privado: organizações do setor privado ou associações representativas de setores produtivos.
  • Sociedade Civil: organizações não-governamentais (ONGs), movimentos sociais, redes, coletivos, povos e comunidades tradicionais, entidades sindicais e instituições acadêmicas.
  • Subnacionais: representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados, municípios e do Distrito Federal.

As categorias apresentadas não se aplicam para o credenciamento de representantes, a nível federal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

VEJA MAIS! Lula convida líderes do Brics para COP30 em Belém durante cúpula virtual

Já o credenciamento dos Povos Indígenas será feito por meio do Ciclo CoParente, coordenado pelo Ministério dos Povos Indígenas.

A etapa final do processo, com a confirmação do credenciamento, será realizada diretamente pela UNFCC por e-mail. A mensagem também terá orientações para a retirada das credenciais necessárias para acesso à Zona Azul da COP30.