Comitiva mineira para COP30 será enxuta devido a despesas e logística, diz Governo
Comunicado do governo aponta elevados custos de hospedagem e deslocamento; presença de Romeu Zema na COP30 não foi confirmada
-
O Governo de Minas Gerais informou, por meio de nota enviada ao Paranaíba Mais, nesta sexta-feira (24), que enviará uma “enxuta comitiva” para à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece entre os dias 11 e 21 de novembro em Belém, Pará. O motivo apontado no comunicado é “questões logísticas e pelos elevados custos de hospedagem e deslocamento”. A presença do governador Romeu Zema no evento não foi confirmada.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

VEJA MAIS! COP30 em Belém: entenda o que é a COP e qual a sua importância
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), informou que os representantes oficiais que estarão na COP30 ainda estão em definição. A informação será divulgada em momento oportuno para o Executivo.
“A presença mineira na COP30 reafirma o protagonismo do Estado na transição energética, na economia de baixo carbono e na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento de Minas e do país”, afirmou em nota.
Leia Mais
Já o Minas Day, evento do governo mineiro que esteve presente nas últimas conferências e promove articulação internacional do Estado sobre a pauta climática, não ocorrerá dentro da programação oficial da conferência da ONU. Neste ano, sua edição principal será no Rio de Janeiro, durante a pré-COP, uma semana antes da cúpula de Belém.
“Em Belém, durante a COP 30, haverá versões pocket do Minas Day, com destaque para evento no espaço da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), voltado à cooperação entre estados e ao fortalecimento da agenda climática subnacional”, explicou em nota.