Comitiva mineira para COP30 será enxuta devido a despesas e logística, diz Governo

Comunicado do governo aponta elevados custos de hospedagem e deslocamento; presença de Romeu Zema na COP30 não foi confirmada

, em Uberlândia

-

O Governo de Minas Gerais informou, por meio de nota enviada ao Paranaíba Mais, nesta sexta-feira (24), que enviará uma “enxuta comitiva” para à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece entre os dias 11 e 21 de novembro em Belém, Pará. O motivo apontado no comunicado é “questões logísticas e pelos elevados custos de hospedagem e deslocamento”. A presença do governador Romeu Zema no evento não foi confirmada.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Governo de Minas fala sobre presença na COP30
Presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ainda não está confirmada na Conferência das Nações Unidas – Crédito: TV Paranaíba

VEJA MAIS! COP30 em Belém: entenda o que é a COP e qual a sua importância

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), informou que os representantes oficiais que estarão na COP30 ainda estão em definição. A informação será divulgada em momento oportuno para o Executivo.

“A presença mineira na COP30 reafirma o protagonismo do Estado na transição energética, na economia de baixo carbono e na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento de Minas e do país”, afirmou em nota.

×

Leia Mais

Já o Minas Day, evento do governo mineiro que esteve presente nas últimas conferências e promove articulação internacional do Estado sobre a pauta climática, não ocorrerá dentro da programação oficial da conferência da ONU. Neste ano, sua edição principal será no Rio de Janeiro, durante a pré-COP, uma semana antes da cúpula de Belém.

“Em Belém, durante a COP 30, haverá versões pocket do Minas Day, com destaque para evento no espaço da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), voltado à cooperação entre estados e ao fortalecimento da agenda climática subnacional”, explicou em nota.