Com investimento federal de R$ 51 milhões, obras são iniciadas no Parque Serra da Canastra
Obras foram iniciadas na última semana e visam revitalizar a estrada de acesso ao parque pelo município de São Roque de Minas
-
As obras na estrada de acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, foram iniciadas na última semana, com um investimento federal de R$ 51 milhões. O valor é proveniente da empresa de energia Eletrobras e visa revitalizar o trecho, melhorando as condições de trafegabilidade da via e reduzindo o assoreamento dos cursos de água.
Por conta das obras, que começaram na última segunda-feira (4), a Portaria 1 (Centro de Visitantes), em São Roque de Minas, estará fechada até esta terça-feira (12). Durante este período, os atrativos do Chapadão — Nascente Histórica do Rio São Francisco, Curral de Pedras, Garagem de Pedras, parte alta da Casca D’anta e demais pontos — permanecem abertos e podem ser acessados pelas Portarias 2, em São João Batista da Canastra, e 3, em Sacramento.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia Mais
Segundo o site da Serra da Canastra, as obras foram indicadas pelos ministérios de Minas e Energia (MME) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Os serviços também deverão beneficiar a biodiversidade e a qualidade da água da bacia do São Francisco. Haverá plantio de mudas, revegetação e estabilização do solo.
O investimento está inserido dentro do Novo Pac, segundo parque. Apesar da aplicação de valores serem aplicados pelo Eletrobras, a coordenação é dos ministérios.
Obras paralisadas em 2013
Segundo o site do parque, a péssima condição das estradas que dão acesso a principal portaria da unidade não facilitou a visitação de turistas nos últimos anos. A obra de pavimentação da via estava parada desde 2013. A empresa que estava responsável pelos serviços chegou a ser multada por parar os trabalhos. As condições da estrada também prejudicam a fiscalização do parque, uma vez que os funcionários do local não conseguiam ter acesso à portaria.
O Parque Serra da Canastra
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 e seu território integra seis municípios: São Roque de Minas, Capitólio, Vargem Bonita, São João Batista do Glória, Delfinópolis e Sacramento, entre as regiões Oeste e Sul de Minas Gerais.
O parque está localizado no Bioma Cerrado, um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil, e representa um dos mais importantes instrumentos de proteção deste ambiente natural. O seu destaque está na proteção das nascentes das bacias dos rios São Francisco, Araguari e Santo Antônio. Além disso, também protege a população de pato-mergulhão.
Com planaltos conhecidos por altitudes elevadas, a Serra da Canastra forma um cartão postal com a paisagem de seus “chapadões”. Os mais conhecidos são o Chapadão da Canastra e o Chapadão da Babilônia. A paisagem também é composta por vales, áreas de baixa altitude, como o Vão dos Cândidos, o Vão da Babilônia, o Vale dos Canteiros e o Vale da Gurita.