Chamas no Cerrado: incêndios atingem vegetações em Araguari e Uberaba
Corpo de Bombeiros atuou em três ocorrências de incêndio nesta terça-feira (3); fumaça causou risco a pacientes em hospital e ameaçou proximidade com residências
-
Três focos de incêndio em vegetação mobilizaram guarnições do Corpo de Bombeiros em Araguari e Uberaba nesta terça-feira (3). As ocorrências ocorreram em áreas distintas — uma próxima ao aeroporto de Uberaba e duas em bairros de Araguari — e levantam alerta para os riscos do período de estiagem. As chamas atingiram áreas próximas a casas, hospital e pista de pouso, mas foram controladas sem registro de vítimas. O clima seco, aliado ao vento forte e à vegetação ressecada, tem favorecido a propagação de incêndios em várias regiões do estado.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Incêndio em vegetação, em Uberaba – Crédito: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)/Divulgação
Em Araguari, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para dois focos distintos: um lote vago no bairro Bela Vista, com cerca de 300 m², e outro nas proximidades do frigorífico Mata Boi, ao lado do Hospital Sagrada Família, em uma área de 500 m².
No segundo caso, as chamas altas e a densa fumaça chegaram a alcançar a área hospitalar, representando risco para os pacientes. As guarnições conseguiram apagar ambos os incêndios e deixaram os locais em segurança, evitando que o fogo se alastrasse para outros terrenos.
Já em Uberaba, o incêndio teve proporções mais amplas. No final da tarde, bombeiros foram mobilizados após um chamado vindo do aeroporto da cidade. O fogo se alastrava por uma área de aproximadamente 35 mil m² ao lado da pista de pouso, atingindo capim alto, arbustos e árvores de médio porte.

Leia Mais
Com os ventos empurrando as chamas em direção a uma área residencial, o risco de alastramento era alto. Durante quase três horas de combate, os bombeiros trabalharam pelas laterais e construíram uma linha fria com apoio de viaturas para evitar que o fogo transpassasse para fora do perímetro do aeroporto. Felizmente, ninguém ficou ferido e não houve danos materiais.
Alerta de incêndios para o período de estiagem
O Corpo de Bombeiros reforça que, entre abril e outubro, a combinação de temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e ausência de chuvas intensifica o risco de queimadas. Esse cenário, somado a ações humanas — muitas vezes negligentes ou criminosas —, transforma áreas de vegetação em potenciais focos de incêndio.
MAIS! Queimada próxima à sua casa? Veja como agir e se proteger no período seco
A orientação é evitar queimadas de lixo, restos de poda ou qualquer tipo de fogo em terrenos baldios. Além disso, é essencial denunciar atitudes suspeitas. Em caso de incêndio, o número de emergência é o 193.