Belém vira capital do Brasil com início da COP30 e recebe programação cultural especial

Cidade ganhou praça flutuante que será o pavilhão da Itália durante a COP30; museus e teatros também fazem parte do guia cultural e turístico

, em Uberlândia

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) começou oficialmente nesta segunda-feira (10), em Belém, Pará. Durante o evento, que vai até o dia 21 de novembro, a cidade passa a ser capital temporária do Brasil e conta com uma programação cultural que se divide entre teatros, museus, galerias e praças.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Mercado de São Brás faz parte do roteiro cultural da COP30, em Belém
Mercado de São Brás faz parte do roteiro cultural da COP30 – Créditos: Rafael Medelima/COP30

Uma das novidades na cidade é a AquaPraça, praça flutuante que funcionará como pavilhão da Itália durante a COP30. O espaço deverá sezedzedr doado ao Brasil após o evento. A estrutura fica em frente à Casa das Onze Janelas, na Cidade Velha, e está aberta ao público todos os dias das 18h às 22h, com entrada gratuita.

Há também construções voltadas ao desenvolvimento sustentável, como o Mercado de São Brás, restaurado com tecnologias verdes e energia solar. Outro espaço que simboliza essa transformação é o Museu das Amazônias, inaugurado recentemente no Complexo Porto Futuro II.

×

Leia Mais

No roteiro preparado pela Presidência da Conferência, há ainda o Theatro da Paz, com programação especial de música e ópera, o Centro Cultural Banco da Amazônia e o Museu do Estado do Pará. A programação cultural completa está disponível no site oficial da COP30.

AquaPraça em Belém, inaugurado para a COP30
AquaPraça foi inaugurado na última quinta-feira (6) – Créditos: COP30/Divulgação