Após terremoto histórico de magnitude 8,8, vulcão na Rússia entra em erupção
O vulcão Klyuchevskoy fica na Península Kamchatka, epicentro do terremoto na Rússia. Tsunamis foram registrados no Japão e no Havaí
-
O vulcão ativo Klyuchevskoy, que fica na Península Kamtchatka, na Rússia, entrou em erupção após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a região na noite de terça-feira (29), no horário de Brasília (DF). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela agência de notícias estatal Rússia RIA.
Segundo a agência, a erupção foi confirmada pela filial regional do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências. Lava incandescente está fluindo pela encosta oeste, conforme informações preliminares. Um brilho intenso é visível acima do vulcão e explosões são ouvidas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O terremoto que atingiu a Península de Kamtchatka na madrugada desta quarta-feira (30), no horário local, noite de terça-feira (29), no Brasil, causou uma série de tsunamis que cruzaram o Oceano Pacífico.No Havaí, uma onda de 1,12 metro foi registrada na ilha de Oahu, sendo a maior registrada até o momento. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que as ondas já impactam o arquipélago e podem persistir por horas. O governador havaiano, Josh Green, reforçou a importância de seguir as ordens de evacuação.
Leia Mais
Já no Japão, o terremoto causou uma onda de 1,3 metro em Iwate e outro tsunami na ilha de Hokkaido. Quase 2 milhões de pessoas foram instruídas a evacuar áreas costeiras.
Segundo a agência estatal Rússia RIA, no país russo a cidade Severo-Kurilsk foi inundada e foi declarado estado de emergência na região. O Ministério da Saúde de Kamchatka informou que há vítimas, mas todas em condições satisfatórias e sem ferimentos graves. Podem ocorrer tremores secundários dentro de um mês, inclusive, de magnitude de até 7,5.