Inicio

Com baixa taxa de imunização, vacina contra poliomielite continua sendo aplicada em Uberlândia

A meta da campanha de vacinação, que terminou no último dia 30, era de 95% de imunização, mas em Uberlândia apenas 40,5% do público procurou as unidades de saúde

, em Uberlândia

02/07/2024 ÀS 18H01

- Atualizado Há 13 minutos atrás

Das 42 mil crianças acima de 5 anos que eram esperadas para a imunização contra a poliomielite em Uberlândia, apenas 14 mil foram vacinadas. Os dados são da Prefeitura de Uberlândia, que informou nesta terça-feira (2) que mesmo após o fim da campanha da vacinação, no último dia 30, as doses continuam disponíveis nas unidades de saúde do município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Adenilson Lima, a quantidade de crianças vacinadas representa apenas 40,5% do público, bem distante dos 95% estipulados como meta pelo Ministério da Saúde. “Contamos com a colaboração dos pais para que levem essas crianças às unidades de saúde e também ao ponto no Terminal Central. Realizaremos também a busca ativa dessas crianças que estão cadastradas no sistema e não foram vacinadas para alertarmos seus responsáveis sobre a necessidade e importância da vacinação”, explicou o secretário.

Criança tomando a gotinha da vacina contra a poliomielite
As doses da vacina contra a poliomielite continuam disponíveis nas unidades de saúde de Uberlândia – Foto: Ministério da Saúde/divulgação

Campanha contra poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite começou no dia 27 de maio e foi até 14 de junho. Em Minas Gerais, diante do cenário de baixa procura pela vacina, a campanha foi adiada até o dia 30 de junho. A vacina contra a poliomielite está prevista no calendário no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para todas as crianças menores de 5 anos. O esquema vacinal é de três doses da VIP aos dois, quatro e seis meses de idade, e dois reforços da VOP aos 15 meses e aos 4 anos.

Em Uberlândia, a vacina continua sendo aplicada em todas as unidades de saúde e também no Terminal Central, onde uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a imunização. Basta levar o cartão de vacina e um documento pessoal.

Outras vacinas, mesmo problema

A preocupação com a baixa procura pelos imunizantes não é restrita à poliomielite. Em Uberlândia, a vacinação contra a Influenza e Covid-19 também estão abaixo da meta do município.

Segundo Adenilson Lima, a taxa de imunização contra a Influenza está em 40%, assim como a Covid-19. “Com relação à vacina do Covid também estamos com a cobertura de 40%. O Estado está nos enviando 10 mil doses na próxima semana e nós precisamos completar a cobertura vacinal porque só assim a gente diminui as pessoas que vão às unidades de saúde por causa de sintomas respiratórios”.

Pessoas esperando para serem atendidas no ponto de vacinação do Terminal Central de Uberlândia
As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde e também no ponto do Terminal Central – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Podem se imunizar contra a influenza os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde (serviços públicos e privados), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário passageiros.

Já em relação à covid-19, os públicos-alvo são as pertencentes aos grupos prioritários e as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, de acordo com a faixa etária.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!