Uberlândia ganha 1ª Casa de Semiliberdade feminina

Casa de Semiliberdade funciona como albergue e conta com atendimento de equipe multidisciplinar para ressocializar menores infratores

18/06/2024 ÀS 12H44

- Atualizado Há 2 semanas atrás

Foi inaugurada nesta terça-feira (18), em Uberlândia, a primeira Casa de Semiliberdade para adolescentes infratoras. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e começa a preencher uma lacuna para acolhimento mais humanizado de jovens em conflito com a lei.
Casa de Semiliberdade foi inaugurada na manhã desta terça-feira (18)
Casa de Semiliberdade conta com dormitórios para vinte adolescente – Foto: Júnior Oliveira
Essa primeira unidade tem capacidade para abrigar 20 adolescentes de 12 a 17 anos, sendo a segunda exclusiva para mulheres em Minas Gerais. A cidade já conta com uma Casa de Semiliberdade, além do Centro Socioeducativo, porém ambos destinados apenas para adolescentes do sexo masculino.
A semiliberdade é uma medida alternativa à internação e muito defendida para a ressocialização de menores infratores, que reingressam à liberdade por meio de atividades educativas e capacitação profissional. Além disso, o suporte de psicólogos e assistentes sociais ajuda esses adolescentes a buscar um projeto de vida mais saudável, se afastando da criminalidade.
×

Leia Mais

Como funciona a Casa de Semiliberdade

A Casa de Semiliberdade funciona como um albergue, onde os adolescentes que se envolveram com atos infracionais são acompanhados e orientados por uma equipe multidisciplinar.

Durante o período em que ficam no local, eles devem frequentar a escola e participar de cursos profissionalizantes, além de manter a convivência familiar e comunitária. Atividades como cursos de culinária, artes e esportes também costumam ser realizados na Casa de Semiliberdade.

O espaço contém dormitórios, banheiros, cozinha, sala de estudos e até laboratório de informática se transformando em um ambiente mais adequado para o desenvolvimento e aplicação da medida socioeducativa ao menor infrator.
Evento de inauguração da Casa da Semiliberdade feminina em Uberlândia
Solenidade de inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (18) no bairro Brasil – Foto: Júnior Oliveira

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!