Setembro em Flor: saiba como cuidar da sua saúde e prevenir o câncer ginecológico

Campanha Setembro em Flor alerta para o câncer ginecológico: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas

11/09/2024 ÀS 17H22

- Atualizado Há 7 dias atrás

A primavera está para chegar. Faltam poucos dias para que as sibipirunas floresçam, as rosas transbordem em cor a a chuva dê o ar da graça!

Bom, pelo menos é o que esperamos da próxima estação, por dias melhores. Todos os dias quando acordamos o que queremos, certo? Sim. No entanto, eles não vêm sem dedicação, esforço e cultivo.

E disso, nós mulheres, entendemos muito bem. Hoje minha conversa é com vocês, minhas amigas.

Nós estamos em plena campanha pela nossa saúde, é o Setembro em Flor! Um alerta para os tumores ginecológicos e que está na quarta edição.

A camapnha foi criada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, chamado carinhosamente de EVA, e traz como símbolo uma flor de cinco pétalas. Cada uma delas representa os cinco tipos de câncer: de colo do útero, de endométrio, de ovário, de vulva e de vagina.

“E muitos deles têm prevenção e o diagnóstico precoce é o principal objetivo uma vez que no momento inicial as chances de cura são elevadíssimas “, ressalta o oncologista Juliano Rodrigues da Cunha.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Câncer de endométrio

Alguns tipos de câncer apresentam algumas características como o do endométrio, que é parte interna do útero. Ele costumam aparecer nas mulheres que estão na menopausa. “Geralmente tem associações com a obesidade, hipertensão e diabetes” explica o oncologista. A mulher parou de menstruar, mas no pós menopausa teve um sangramento, esse é um sinal de alerta para a doença.

Câncer de colo de útero

O câncer do colo uterino, que soma mais de 17 mil casos por ano, segundo o doutor Juliano, é rastreado pelo exame papanicolau, importantíssimo na prevenção. Por meio dele se consegue perceber algumas alterações que ainda não são o câncer. A partir do momento que são idênticas as podem ser tratadas, evitando o câncer lá na frente.

A vacina contra o vírus HPV é outro caminho para evitar o tumor e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Câncer de ovário

Por outro lado, há cânceres mais silenciosos como o de ovário. Para esse tipo de tumor não existe rastreamento. Atenção aos sintomas como dores na barriga que não param, aumento significativo da barriga, emagrecimento rápido.

Câncer de vulva e da vagina

Os tumores de vulva e da vagina são raros, porém podemos prestar atenção naquela coceira que não havia, uma lesão na região genital e investigar o que pode ser.

Juliano conta que conscientizar as mulheres é um passo importante, no entanto temos ainda várias frentes para trabalhar. A conversa é o primeiro passo e informação faz toda diferença. Então, pergunte, leia.

Outra frente é lutar pelo maior acesso dessas mulheres no sistema público de saúde.

O tema esse ano da campanha é ‘A Vida Além do Câncer’ e traz um recado carinhoso para nós. Parar um tempinho para conhecer nosso corpo, saber como ele funciona e compreender que olhar para nós mesmos não é egoísmo. É autoamor!

Veja também

Rogério Silva

2 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Mônica Cunha

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!