Roubos no transporte coletivo viram rotina em Uberlândia

Só nesta semana, três boletins de ocorrência foram registrados por passageiros que foram vítimas no trajeto da escola

20/06/2024 ÀS 11H33

- Atualizado Há 2 semanas atrás

O passageiro do Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Uberlândia não tem um dia de paz. É abrir a rede social ou assistir a um programa de notícias toda manhã que, provavelmente, vai se deparar com algum caso de furto ou roubos no transporte coletivo, contra os usuários do serviço.

Vamos aos fatos…

Roubos no transporte coletivo de Uberlândia - imagem aérea no Terminal Central
Trio de adolescentes foi abordado nesta semana no Terminal Central suspeitos de roubo no corredor da João Naves – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Um adolescente de 15 anos foi uma das vítimas, nesta quarta-feira (19), dentro de ônibus em plena luz do dia. A vítima foi abordada por um grupo de quatro adolescentes que queriam trocar as pulseiras por um fone de ouvido que já era roubado. Ao recusar a troca, um dos suspeitos tomou o celular do passageiro à força.

Em maio, outro grupo de adolescentes (ou seria o mesmo?) assaltou e agrediu um estudante em uma das estações de ônibus. Após o roubo, os suspeitos perseguiram e aterrorizaram a vítima no Terminal Central.

Voltemos ao presente para lembrar que, só nesta semana, esse foi o terceiro crime envolvendo usuários do transporte urbano. Uma adolescente chegou a ser perseguida e assaltada a caminho da escola no início da semana, depois de desembarcar na estação de ônibus.

No dia seguinte, uma criança e dois adolescentes de 14 e 17 anos foram apreendidos pela Polícia Militar em um ônibus no Terminal Central de Uberlândia. O trio é suspeito de assaltar outro passageiro, também no corredor da avenida João Naves. Um vigilante do terminal de ônibus impediu a saída do veículo em que estavam os menores até a chegada dos militares.

×

Leia Mais

Roubos no transporte coletivo têm mesmo modus operandi

A maioria dos casos se assemelha em alguns aspectos para além de as vítimas serem passageiras: os crimes são geralmente cometidos por menores infratores, as vítimas são estudantes e adolescentes indo ou voltando da escola e, ainda, no principal corredor de ônibus da cidade, que liga os terminais Santa Luzia e Central.

Preciso pontuar aqui que, após os relatos, alguns suspeitos chegam a compartilhar nas redes sociais e debochar da situação.

Não está difícil intervir e é possível que alguma[s] instituição esteja sendo omissa em relação a essa onda de crimes no transporte. Eu costumo ouvir de conhecidos policiais que não adianta apreender, pois os adolescentes serão liberados e, dificilmente, encaminhados para medidas socioeducativas.

 

Terminal Umuarama em Uberlândia
Usuários do sistema esperam por ações de prevenção e contenção dessa onda de crimes – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

A essa altura, que o próprio menor infrator debocha da impunidade na cara do Estado, talvez as abordagens não tenham tanto impacto assim mesmo. Mas é um apelo do cidadão de Uberlândia medidas de prevenção e contenção da criminalidade no transporte coletivo.

O mínimo seria um monitoramento minucioso nesses pontos de assalto e reforço do patrulhamento policial no corredor de ônibus, onde os crimes estão acontecendo praticamente todos os dias. Só de uma presença maior da PM, o usuário começaria certamente a se sentir mais seguro, além de coibir a ação dos adolescentes.

Passou da hora de ser mobilizada uma força-tarefa conjunta dos órgãos de segurança, concessionárias de ônibus, Settran e demais componentes do SIT, antes que algo mais trágico possa acontecer.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!