Religião do eleitorado: Dandara é a favorita dos católicos; evangélicos citam Paulo Sérgio e Leonídio

A pré-candidata petista é também o nome preferido daqueles que se declaram ter outras religiões que não a católica ou evangélica

03/07/2024 ÀS 15H19

- Atualizado Há 4 dias atrás

Apesar de um número muito aproximado e, tendo em vista a margem de erro da pesquisa eleitoral TV Paranaíba/Ipec, de quatro pontos percentuais (p.p.); considerando a religião do eleitorado, o levantamento mostra uma aproximação mais acentuada dos católicos com a pré-candidata do PT, Dandara. Já Paulo Sérgio (PP) e Leonídio Bouças (PSDB) pontuam melhor entre os evangélicos.

O cruzamento de dados da pesquisa entre os que responderam a pergunta estimulada de intenção de votos, aponta que 28% dos católicos, que responderam à pesquisa, declararam votar em Dandara. No mesmo nicho, Paulo Sérgio tem 23% e Leonídio 20%.

Já entre os que se declaram evangélicos, Paulo Sérgio tem a maioria com 25% dos entrevistados. Leonídio fica encostado no segundo lugar com 23% e Dandara é o nome mais afastado do eleitor evangélico, tem apenas 16%.

Entre os três, Dandara é a que tem mais eleitores de outras religiões, fora católica e evangélica; ou não têm religião alguma, total de 28%. Já Leonídio é o que tem o menor número de eleitores (17%) de outras religiões ou sem alguma denominação cristã definida.

Alerta nas campanhas

Considerando que os católicos continuam sendo maioria entre os eleitores brasileiros, os dados do Ipec acedem uma luz vermelha nas campanhas de Leonídio e Paulo Sérgio que vão precisar correr em busca desse eleitor e, por consequência, furar a bolha católica, até então, dominada pela pré-candidata de esquerda. A própria base de entrevistados da pesquisa representa uma maioria de católicos (aproximadamente 45%) enquanto que o total de evangélicos respondentes somam cerca de 34%.

Por outro lado, Dandara terá de correr atrás do voto dos evangélicos. A fatia deles que declaram intenção de voto nela, neste momento, é quase a metade do percentual de católicos. Considerando que o contingente de evangélicos representa mais de um terço do eleitorado, é um voto que tem grande peso na formação de um segundo turno concorrido, por exemplo.

 

Religião Eleitores Uberlândia
Levantamento do Ipec ouviu 504 eleitores de Uberlândia entre os dias 21 e 23 de Junho; católica e evangélica são as denominações cristãs mais citadas pelos entrevistados. Crédito: Paranaíba Mais

 

Sobre a pesquisa

A pesquisa de intenção de voto foi contratada pela TV Paranaíba ao Ipec. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 21 e 23 de Junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o n° MG‐07480/2024.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!