Que tal uma pausa para descansar?

Tirar um tempo para não fazer nada traz criatividade e afasta o esgotamento

25/10/2024 ÀS 08H04

- Atualizado Há 12 horas atrás

Apressada eu estava quando cheguei meia hora depois do meio-dia com um compromisso marcado para uma da tarde. Eu tinha dez minutos para fazer uma tarefa que não poderia deixar para depois jeito nenhum! Fui à lavanderia e na volta olhei através do vidro. Interrompi a caminha e avistei uma pomba pousada no galho do pé de goiaba. E o que há de interessante nisso diante da necessidade de cumprir a agenda?

Ela me lembrou de um compromisso feito ontem mesmo. Comecei um diário de pausas. E a ave experimentava a pausa.

Estava Bem acomodada e entregava-se ao movimento do vento. Tá lá e pra cá sem se preocupar. Tá bom, eu sei que pássaros não pensam, porém naquele instante eu quis acreditar que aquele pequeno ser parou para descansar. Uma criatura viva como nós que muitas vezes somos mais automáticos e menos pensantes apesar de toda capacidade que temos.

Pausa para descansar
Tirar uma pausa para descansar afasta o esgotamento – Crédito: Arquivo pessoal

A pequena dona de asas me fez parar e respirar por alguns segundos e pregar na geladeira o lembrete de parar para nada fazer após concluir o que fosse necessário no dia. Quantas vezes não nos permitimos isso: descansar, vestir o ócio sem culpa, fechar os olhos ou arregalá-los para contemplar o que estiver à nossa frente.

E porque parece tão difícil ter esse momento?

LEIA MAIS:

Eu conversei com a psicóloga Daniela Pelosi e ela explicou que um dos motivos está justamente na cultura que temos hoje: a da produtividade, da performance. Somos valorizados pelas horas sem trégua de entrega ao trabalho. E a sociedade reforça isso. É como se fosse um erro simplesmente parar um pouquinho. Quase inadmissível.
Recuar e retomar outro caminho pode ser melhor. Um caminho que favorece a saúde mental e nos torna melhor como profissionais.

E como estabelecer essa pausa para descansar?

Com esforço e disciplina. Priorizando o instante de respiro no dia! Até mesmo no local de trabalho com rituais simples e que de certa forma não atrapalham no rendimento. Levante, dê uma volta, olhe por alguns minutos pela janela. Na hora do almoço esqueça o celular – parece difícil, eu sei – mas vamos tentar!

Tire alguns instantes do dia para parar. Sentar e observar. Ou nem reparar, mas aquietar.

Esse descanso diminui o estresse, nos alimenta a criatividade, recarrega as energias e é um remédio para o esgotamento.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

E quero te propor um desafio. Eu farei e gostaria de você comigo! Arrume um bloco de anotações, um caderno e vamos escrever nossas pausas. Do pouco ao bastante de horinhas para descansar. Eu já comecei.

Hoje, por exemplo, fiz uma pausa e vi o céu azul ser engolido por nuvens cinzas carregadas de chuva e a coruja de volta ao ninho para proteger a ceia! É surpreendente quando a gente se permite!

Veja também

Mônica Cunha

12 horas atrás

Flávia Reis

3 dias atrás

Caroline Aleixo

4 dias atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!