PRTB oficializa candidaturas em Uberlândia mesmo com suspensão pelo TRE-MG

Partido foi suspenso pelo TRE-MG por falta de prestação de contas; a convenção do PRTB foi realizada na manhã deste sábado (03), no bairro Morada da Colina

03/08/2024 ÀS 12H36

- Atualizado Há 2 meses atrás

O PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) surpreendeu o cenário político de Uberlândia nesta semana ao aparecer com uma chapa de candidatos à prefeitura da cidade. A princípio o partido que era comandado pelo vereador Ronaldo Tannús (PSDB) na esfera municipal, comporia a coligação de Leonídio Bouças (PSDB).

A intervenção na executiva municipal teria sido feita pelo diretório estadual do partido, sem justificativas claras até o momento. Tudo aconteceu a toque de caixa, no site do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) é possível ver que o órgão provisório de Uberlândia foi oficializado ontem (02), tendo como presidente Jorge Silva, o candidato a vice da chapa com Daphiny Oliveira que aparece como secretária da legenda.

A convenção do PRTB foi realizada hoje (03) pela manhã em um salão de eventos do bairro Morada da Colina. O evento oficializou a chapa majoritária e também apresentou 19 candidatos a vereadores.

Contudo, uma certidão emitida pelo TRE-MG aponta que o partido em Uberlândia está suspenso por falta de prestação de contas. Essa é uma exigência da Lei dos Partidos Políticos. Essa lei determina que as legendas apresentem à Justiça Eleitoral anualmente o balanço contábil do ano anterior até o dia 30 de junho do ano seguinte, coisa que provavelmente o partido não fez.

Resta saber se a convenção partidária terá validade uma vez que o partido estava suspenso de suas atividades. Caso a prestação de contas seja regularizada a legenda poderia reverter a situação. O presidente do órgão provisório, Jorge Silva, disse estar tranquilo com a situação e até a próxima semana tudo estará resolvido. “É coisa de mandar documento, ou às vezes é um nome que foi errado. Está em trâmite. Não tem problema. A convenção está acontecendo”, afirma.

O portal Paranaíba Mais entrevistou o professor de Direito Eleitoral da Universidade Federal de Uberlândia, Marco Aurélio Nogueira, que foi promotor eleitoral nas últimas eleições. Para o jurista, como o partido não estava em dia com as obrigações legais os atos praticados por ele são inválidos. “Se o partido realizar a convenção e até a data da convenção regularizar, é válido. Do contrário, não vai ter as candidaturas registradas”, assegura o professor.

O prazo para a realização das convenções partidárias termina na próxima segunda-feira (05). No dia seguinte, será aberto o período para o registro de candidaturas, que se encerra no dia 15 de agosto. Caso a convenção seja inválida, o Ministério Público Eleitoral poderá impugnar as candidaturas. A lei exige que a promotoria emita parecer de todas as candidaturas que forem registradas antes da homologação da Justiça Eleitoral.

PRTB CONVENÇÃO
PRTB oficializou as candidaturas para prefeitura de Uberlândia na manhã deste sábado, mesmo estando suspenso pela Justiça Eleitoral. Crédito: Tarcis Duarte

Chapa Majoritária do PRTB

Os pré-candidatos oficializados pelo partido como prefeita de Uberlândia e vice são Daphiny Oliveira e Jorge Silva, respectivamente.

  • Daphiny, de 41 anos, viúva e diarista, é mãe de dois filhos. Como candidata a prefeita, ela disse que pretende levar para a gestão pública experiência de vida dela e um desejo de transformação social. “Conhecendo toda a vivência do dia a dia, isso vai me dar base para definir e resolver os problemas reais que nossa cidade vive hoje. A área da saúde eu vejo como foco, porque eu penso que uma pessoa que tem saúde, consequentemente, evita uma série de problemas lá na frente”, afirma a candidata.
  • Jorge Silva, tem 56 anos, é casado, tem três filhos e trabalha como profissional na área de eventos.
×

Leia Mais

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!