“Pega a cadeira e faz igual ao outro fez”, diz Leonídio para Paulo Sérgio em debate

Essa foi a primeira vez que Dandara, Leonído e Paulo Sérgio se enfrentaram em um debate; o evento promovido pela Rádio Itatiaia teve uma hora e meia de duração

17/09/2024 ÀS 13H12

- Atualizado Há 1 dia atrás

Como era de se esperar, pelo tom da campanha eleitoral no rádio e na TV, o primeiro encontro entre os três principais candidatos à prefeitura de Uberlândia não foi tão amistoso como a gente viu no começo da disputa.

Foi a primeira vez que Dandara (PT), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PP) se enfrentaram em um debate. No último, realizado pela Band Triângulo em agosto, Paulo Sérgio não compareceu.

O evento de hoje (17) teve uma hora e meia de duração, dividido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos responderam perguntas feitas por jornalistas da emissora, depois perguntas de eleitores da cidade, na sequência o confronto teve tema livre e por último as considerações finais de cada um. Em todos os momentos os candidatos se mostraram bem afiados nos ataques, mas sem baixaria e gritaria, como temos visto sobretudo em São Paulo, a maior cidade do país.

Até que o início foi mais ameno. Na primeira rodada as perguntas elaboradas por jornalistas da emissora eram sorteadas ao vivo. Quem inaugurou o ataque foi Leonídio ao comentar uma resposta de Paulo Sérgio sobre fomento ao desenvolvimento econômico da cidade. Mas nada que pudesse aquecer o confronto, ainda.

Debate Itaiaia
Foi a primeira vez que Dandara, Leonídio Bouças e Paulo Sérgio se enfrentaram em uma debate. Crédito: Reprodução Rádio Itatiaia

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Guarda Municipal e VLT

Dois dos principais assuntos da campanha eleitoral apareceram: a Guarda Municipal e o transporte por VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Tanto Dandara quanto Leonídio têm defendido as duas ideias. Dandara levantou a possibilidade de Uberlândia ter uma Guarda Municipal assim como existe em Uberaba, enquanto Paulo Sérgio defendeu os investimentos que a Prefeitura de Uberlândia já fez nas instituições de segurança pública.

Já sobre o VLT, que já esteve no plano de governo do ex-prefeito Gilmar Machado (PT), Dandara disse que se trata de um projeto feito por especialistas da Universidade Federal de Uberlândia. Afirmou ainda que já sabe onde buscar os recursos necessários para viabilizar a execução e cita que visitou bancos americanos e europeus para consultar possibilidades de investimentos. Leonídio, que também defende o VLT em seu plano de governo, negou que tenha copiado a proposta de Dandara.

Gilmar Machado, o protagonista do debate

O ex-prefeito Gilmar Machado tem sido o principal fantasma destas eleições para Dandara e Leonídio e foi o nome mais citado durante o confronto dos candidatos de Uberlândia. Ele governou a cidade entre 2013 e 2016 e ao final perdeu a reeleição no terceiro lugar, com uma avaliação ruim do eleitorado.

Paulo Sérgio tentou colar a sombra de Gilmar tanto em Dandara, que é do mesmo partido dele, como em Leonídio, que indicou secretários na gestão petista. Em resposta, Leonídio disse que Paulo Sérgio tenta empurrar ele para a esquerda, negou que tenha realizado indicação ao governo Gilmar em mais de uma secretaria e disse que também foi secretário de Odelmo Leão, Paulo Ferolla e vice de Virgílio Galassi.

Esse foi o momento mais tenso do debate. Paulo Sérgio acusou Leonídio de “traidor”. Inconformado, o tucano fez até uma referência ao debate de São Paulo quando Datena (PSDB) acertou uma cadeira em Pablo Marçal (PRTB) no último domingo (15). “Pega a cadeira e faz igual ao outro lá fez, porque o senhor não sabe se comportar em um debate”, disse Leonídio a Paulo Sérgio. Desse confronto, os dois pediram direito de resposta.

Debate entre Paulo Sérgio e Leonídio Bouças
Leonídio e Paulo Sérgio foram responsáveis pelos pedidos de direito de resposta durante o debate. Crédito: Reprodução Rádio Itatiaia

Dandara também teve que responder sobre o fantasma das eleições. Paulo Sérgio perguntou sobre as semelhanças do projeto dela com o de Gilmar e o partido dos dois, o PT. Dandara tentou se desvincular do colega de legenda. “Eu não sou Gilmar Machado, meu nome é Dandara e moro no São Jorge. Quero ser julgada pelos meus erros e não pelo erro dos outros”, disse a petista. Paulo Sérgio insistiu perguntando sobre a geração de empregos, mas na tréplica Dandara desviou. “Se você quiser pegar uma máquina do tempo e voltar dez anos atrás, faça isso. Eu não vou fazer”, concluiu.

×

Leia Mais

Veja também

Rogério Silva

2 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!