“Não chora, não!”: pode chorar que faz bem

Deixar vir as lágrimas ajuda a diminuir o estresse e expressar as emoções

22/08/2024 ÀS 17H19

- Atualizado Há 4 semanas atrás

Não chora, não!

Quantas vezes esse recado passou por nós e muitos de nós engoliu o choro que pedia para fluir.

Represado, muitas vezes, por um conselho que parecia afetuoso, porém freou bruscamente a saída de emoções tão necessárias que apenas as lágrimas poderiam traduzir.

Ué, por que não chorar?

O que há de errado em deixar o rio dos olhos?

Não há nada de estranho em acolher o choro.

É normal.

O choro que vem ao primeiro fôlego da vida quando o bebê deixa o útero da mãe. É pulmão aberto para a sagrada existência.

Bebê chorando
“Não chora, não”, eles disseram. Mas o choro é o primeiro fôlego da vida – Foto: Freepik

Sabia que chorar é verbo de pesquisas mundo afora? E os estudos mostram que é a forma que temos para expressar aquilo que não dá para falar, seja físico ou emocional. Da dor da batida do dedão do pé na quina da cadeira até a perda de alguém que amamos, chorar é válido.

Pode reparar: depois que permitimos o desaguar a sensação de alívio vem imediatamente.

Os estudiosos dizem que quando choramos nosso organismo entra em homeostase para voltar ao equilíbrio. Com o estresse e a ansiedade a nos cravarem os dentes chorar é quase uma estratégia de sobrevivência nos tempos pós pandemia.

Para desatar o no na garganta há quem tenha segredos. Uma amiga minha corre para debaixo do chuveiro para lavar o corpo e a alma. Outra ajuda assiste ao vídeo de um dia emocionante.

E chorar nem sempre significa tristeza. Pode ser alegria que transborda por um grande sonho ou por uma delicadeza do cotidiano.

Essa função básica do organismo resgata a empatia, em desuso hoje em dia. Se alguém chora perto de nós temos por intuição ou instinto apoiar, seja segurando a mão, seja abraçando forte.

Além disso, chorar é perceber que somos vulneráveis e nos faz reconhecer que é hora de pedir ajuda sem medo.

Da próxima vez que a garganta apertar, chore, respire e verá que a janela do seu olhar irá trazer horizontes que você precisa enxergar. Com amor. Seja o que for.

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!