Metade dos eleitores de Uberlândia quer votar em um novato para vereador

Pesquisa TV Paranaíba Ipec ainda revelou que oito em cada dez eleitores de Uberlândia ainda não decidiram o voto para vereador; 55% não se lembram em quem votou em 2020

28/06/2024 ÀS 19H30

- Atualizado Há 6 dias atrás

A renovação da Câmara Municipal é o desejo de quase metade dos eleitores entrevistados pelos pesquisadores do Ipec. O levantamento realizado a pedido da TV Paranaíba aponta que 48% deles levarão em consideração para decidir o voto para vereador(a) um(a) candidato(a) que nunca tenha sido candidato(a), ou seja, novato(a) na política.

A pesquisa mostra ainda que 26% dos entrevistados pretendem optar por um(a) vereador(a) que vai tentar a reeleição, outros 13% querem escolher entre os(as) que já estiveram no legislativo municipal no passado e agora tentam voltar para o cargo, também 13% não sabem ou não responderam.

Decisão de voto para vereador em Uberlândia

O levantamento do Ipec também confirmou uma tendência do eleitorado brasileiro observado nas últimas eleições. Os cargos do legislativo (vereador, deputado e senador), cada vez mais, são definidos pelo eleitor na última hora.

Aqui em Uberlândia oito em cada dez entrevistados (81%) ainda não sabem em que votar para vereador(a).

Essa indefinição do eleitor pode estar ligada também a distância das eleições. Como a campanha ainda não começou os eleitores não conhecem profundamente quem são e quais são os candidatos.

Após o início das campanhas em 6 de agosto, a tendência é que, gradativamente, quanto mais próximo da eleição, esse número de indecisos tende a diminuir.

Quando provocados a falar sobre qual característica mais importante que um candidato precisa ter na hora de decidir o voto, a maior parte dos entrevistados (44%) diz que vai levar em consideração o trabalho que aquela pessoa fez na comunidade ou no bairro.

Em segundo lugar, ocupando a preferência de 21% dos entrevistados, é a experiência na política. Para 10% dos eleitores o mais importante é a formação acadêmica, enquanto 9% citam que pretendem votar em alguém que seja apoiado por algum candidato a prefeito.

O partido político é o mais relevante para 6% dos entrevistados e a religião por 4%. 2% não escolheram nenhuma das opções e 4% não responderam.

Decisão de voto para vereador de Uberlândia - característica mais importante do candidato

Decisão de voto para vereador de Uberlândia - característica mais importante do candidato

Lembrança

Outra tendência confirmada pelo levantamento do Ipec é a pouca memória do eleitor quando o assunto é o legislativo. Mais da metade dos entrevistados (55%) não se lembram em qual candidato votaram para vereador em 2020. Cerca de um terço (36%) se recorda e 9% não responderam.

Neste dado residem dois fatores preponderantes: o desinteresse da sociedade pelo trabalho legislativo e o desgaste histórico pelo qual passou a Câmara Municipal de Uberlândia e que ainda permeia a lembrança de parte do eleitorado, sobretudo com os escândalos de desvio de dinheiro público que resultaram na prisão de quase todos os vereadores no fim de 2019.

Quanto ao desinteresse, além da natureza do cargo, a quantidade excessiva de candidatos, um recurso de sobrevivência dos partidos, acaba desviando a atenção do eleitor ou até mesmo dividindo o seu voto. Não é incomum entrar em uma mesma família ou em uma mesma empresa mais de um candidato, por exemplo.

Este ano serão menos candidatos do que nas eleições de 2020. Uma mudança na legislação eleitoral limitou a quantidade de candidatos que um mesmo partido ou federação partidária pode ter.

A regra é ter o mesmo número de cadeiras em disputa na cidade mais um. Com isso, cada legenda poderá em Uberlândia no máximo 28 nomes na disputa.

Sobre a pesquisa

A pesquisa de intenção de voto foi contratada pela TV Paranaíba ao Ipec. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 21 e 23 de junho de 2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o n° MG‐07480/2024.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!