Mercado da bola: De Gea, Thiago Alcântara, Di Maria; veja jogadores que podem chegar de graça no seu time

O segundo período anual de transferências terá início no dia 10 de julho e término em 2 de setembro; atletas sem contrato podem assinar de graça com qualquer time

03/07/2024 ÀS 12H15

- Atualizado Há 4 dias atrás

Julho chegou e, com ele, a agitação do mercado da bola. O período de transferências, que se inicia no próximo dia 10, é a época que mais gera empolgação nos torcedores.

Serão oito semanas de muitas especulações e cobranças por reforços em meio à loucura que é o Campeonato Brasileiro.

Alguns times estão apenas esperando a abertura da janela para anunciar oficialmente suas contratações. Nomes como Felipe Anderson no Palmeiras, Allan no Botafogo, Philippe Coutinho no Vasco, Kaio Jorge no Cruzeiro e Bernard no Atlético-MG terão seus contratos validados na próxima quarta-feira (10).

Diante desse período que o futebol brasileiro vai entrar, selecionei algumas opções que podem chegar sem custos para o seu time:

*Todas as informações sobre contratos foram retiradas do site Transfermarkt.

Goleiros

Sabemos que qualquer time precisa de um goleiro experiente que passe confiança debaixo das traves. Dito isso, listei cinco nomes que podem chegar com status de titular em vários clubes do Campeonato Brasileiro:

David De Gea: O espanhol de 1,92m fez toda sua carreira na Europa, com passagens e títulos pelo Atlético de Madrid e Manchester United, além de ter defendido sua seleção em duas Copas do Mundo.

O maior entrave seria o salário, tendo em vista que, segundo rumores da mídia inglesa, o goleiro de 33 anos teria recebido uma proposta do Al-Nassr para ganhar na faixa de R$1,5 milhão por semana. Mas para quem está sem clube há um ano, talvez o Brasil seja uma bela opção.

De Gea deixou o Man United na temporada 2023
De Gea está livre no mercado há cerca de um ano. Foto: Reprodução

Keylor Navas: Ex-Real Madrid, o costa-riquenho é top 5 goleiros com mais títulos na história do futebol. Colecionando em sua prateleira troféus da Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Campeonato Espanhol e Francês, o veterano de 37 anos não teve seu contrato renovado com o PSG e está livre no mercado.

A geografia e o clima do Brasil são semelhantes aos da Costa Rica, o que pode ser um atrativo. Contudo, sua situação extracampo pode afastar o interesse dos times brasileiros, já que a imprensa francesa divulgou que o atleta está sendo investigado por manter, durante 20 meses, um homem em trabalho análogo à escravidão.

Keylor Navas está livre no mercado
Keylor Navas se aposentou da seleção. Foto: Reprodução

Helton Leite: Revelado em 2011 pelo extinto JMalucelli-PR e com passagens por Criciúma e Botafogo, o goleiro de 33 anos chama a atenção pela sua altura, medindo 1,96m.

Seu melhor desempenho foi em 2019, temporada em que foi eleito o melhor goleiro da liga em dois meses consecutivos, desempenho que o levou ao Benfica. Seu último clube foi o Antalyaspor, da Turquia. Com toda a experiência e conquistas, Helton tem espaço em alguns clubes do Brasil.

Guillermo Ochoa: Aos 38 anos, o lendário goleiro mexicano e “carrasco” do Brasil atuou em cinco Copas do Mundo pela sua seleção. Na Europa, jogou pelo Ajaccio da França, Málaga e Granada na Espanha, Standard Liège na Bélgica e Salernitana na Itália, onde realizou 40 partidas desde 2022.

Claudio Bravo: O goleiro de 41 anos tem uma galeria de troféus de dar inveja. O chileno venceu a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e o Campeonato Espanhol duas vezes defendendo o Barcelona. Em seguida, transferiu-se para o Manchester City e conquistou oito títulos. Apesar da idade, foi titular do Chile na atual edição da Copa América.

×

Leia Mais

Zagueiros

É difícil achar um bom zagueiro que esteja sem clube. Listei dois nomes com experiência internacional que podem somar em qualquer equipe brasileira:

Pepe: O luso-brasileiro de 41 anos conta com um currículo admirável. Com três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e outros campeonatos pelo Real Madrid, Porto e Portugal, o experiente zagueiro soma 33 títulos na bagagem.

Mantendo a constância e a qualidade, Pepe é o dono da posição na seleção portuguesa na Eurocopa. Sua experiência seria uma ótima opção para qualquer clube brasileiro.

Pepe está com a seleção de Portugal na disputa da Eurocopa
Pepe está livre no mercado depois de atuar pelo Porto. Foto: Reprodução/X

André Ramalho: Revelado pelo RB Brasil e com mais de 11 anos de Europa, o experiente zagueiro está livre no mercado após deixar o PSV da Holanda. Na Europa, colecionou títulos jogando na Áustria pelo Red Bull Salzburg e na Holanda pelo PSV. Internacional e Vasco mostraram interesse recentemente no defensor.

Chegaria no Brasil sendo uma incógnita por ser desconhecido em solo nacional, mas para quem acompanhou o defensor na Europa, sabe que ele seria a solução dos problemas defensivos de muitos times.

Laterais

Posição carente em diversos times, tanto no Brasil quanto na Europa. Listei alguns nomes que poderiam agregar na elite do futebol nacional:

Alex Sandro: Revelado pelo Atlético Paranaense e campeão da Libertadores pelo Santos, o lateral esquerdo de 33 anos está livre no mercado após seu contrato com a Juventus encerrar.

Além dos títulos com a camisa do Santos, Porto e Juve, ele tem a conquista da Copa América com a seleção brasileira. Chegaria com status de craque a nível nacional, sendo titular em qualquer equipe da América. O São Paulo demonstrou interesse no atleta.

Alex Sandro lateral esquerdo
Alex Sandro tem sondagens do São Paulo. Foto: Reprodução

Cristián Borja: O colombiano de 31 anos despertou interesse do Corinthians após deixar o Braga de Portugal. Em solo português, o lateral esquerdo conquistou uma vez a Liga Nacional, duas vezes a Taça da Liga e duas vezes a Taça de Portugal.

Além de ter jogado a Liga dos Campeões, conta com participações na seleção colombiana. Caso o Timão concretize a contratação, será uma baita adição no elenco.

Bruno Peres: O lateral direito de 34 anos atuou por grandes clubes como Santos, Roma e São Paulo. Na Europa, foi campeão turco com o Trabzonspor. Apesar de não ter jogado bem pelo São Paulo em 2018, é plausível investir no atleta com um contrato de produtividade. Bruno se destaca pela característica ofensiva, com a velocidade sendo sua principal característica.

Meio-campistas

Chegamos à parte com mais opções disponíveis. Com toda certeza, os nomes listados jogariam na maioria dos times brasileiros.

Thiago Alcântara: O hispano-brasileiro nascido na Itália é o sonho de qualquer time do nosso país. Atualmente com 33 anos, Thiago é lembrado por sua maestria e extenso currículo. Cria de La Masia, conquistou 12 títulos pelo Barcelona, 15 pelo Bayern de Munique e 3 pelo Liverpool, incluindo a Liga dos Campeões pelo time espanhol e alemão.

Livre no mercado desde o início de julho, passou por problemas de lesões na Inglaterra. Devido à baixa procura europeia, o Brasil seria uma ótima oportunidade para ele voltar a jogar em alto nível.

Thiago Alcantara está livre no mercado
O meia Thiago Alcântara é opção no mercado de transferências. Foto: Reprodução

Paulinho: Ídolo do Corinthians, o meia campeão da América em 2012 não teve seu contrato renovado pelo Timão e está livre no mercado. Aos 35 anos, Paulinho teve uma carreira de altos e baixos. No Tottenham, não era muito querido pelos fãs, mas após uma passagem pela China, chegou ao Barcelona para jogar ao lado de Lionel Messi.

Na seleção, era homem de confiança de Tite. Hoje, Paulinho é uma incógnita; dificilmente seria unanimidade nos clubes, mas certamente brigaria pela vaga.

Roberto Pereyra: Argentino, habilidoso e técnico, recentemente se tornou agente livre após não renovar com a Udinese da Itália. Com passagens pela Juventus (cinco títulos) e Watford (Inglaterra), Pereyra é uma opção viável para os times do Brasil. Além de não ser caro, encaixaria bem nas oportunidades de mercado.

Atacantes

Essa é a posição com mais opções de mercado. Se seu time precisa de um ponta ou um centroavante, ele deveria abrir os olhos.

Alexis Sanchez: Conhecido mundialmente, o chileno jogou pelo Barcelona, Arsenal e Internazionale. Ídolo do Chile campeão de duas Copas Américas, o atacante conquistou títulos por onde passou. Na Espanha, venceu cinco títulos com o Barcelona, incluindo a Liga dos Campeões.

Na Inglaterra, venceu duas Taças da Inglaterra e três Supertaças. Na Itália, venceu duas vezes a Liga Nacional, além de duas Supertaças. Sanchez jogaria em qualquer time brasileiro e sua performance seria de alto nível, mesmo com 35 anos.

Di Maria: Um dos maiores jogadores do futebol mundial, o craque argentino está sem clube após deixar o Benfica. Com inúmeros títulos com a camisa do Real Madrid e PSG, o ponta-direita campeão do mundo chegaria no Brasil com status de melhor jogador do país.

Seria caro, mas as recentes especulações indicam uma possível ida para o Rosário Central, time de infância do atleta. Fazer um projeto em volta da estrela argentina seria muito benéfico para qualquer clube do nosso país.

Di Maria campeão do mundo
O atacante Ángel Di Maria pode ser anunciado pelo Rosario Central. Foto: Reprodução

Bônus: jogadores que podem assinar pré-contrato para chegarem em 2025

Gabigol: O atacante de 27 anos vive seu pior momento com a camisa rubro-negra. Seu contrato encerra no final do ano, ou seja, ele já está livre para assinar um pré-contrato com qualquer clube. O maior entrave para ter Gabigol é o salário. Rumores apontam que o ídolo do Flamengo está pedindo quase R$ 3 milhões mensais. Ainda não sabemos onde ele jogará, mas com toda certeza não será no Flamengo.

Gabriel Barbosa está insatisfeito no Flamengo e promete movimentar o mercado da bola
Gabriel Barbosa pode estar de saída do Flamengo. Foto: Reprodução/Instagram

David Luiz: Outro jogador do Flamengo em fim de contrato. O experiente zagueiro de 37 anos e titular da equipe de Tite já pode assinar com outro clube. David é campeão da Premier League, Liga dos Campeões e Libertadores e, com toda certeza, não vai parar por agora. Ainda joga em alto nível e cabe em vários clubes do Brasil. 

Oscar: O meia brasileiro já foi um dos jogadores mais bem pagos do mundo quando o futebol chinês viveu seu melhor período econômico. Oscar foi para a Ásia depois de jogar pelo Chelsea. É de comum acordo entre amantes do futebol que o jogador tinha qualidade para continuar na Europa, mas foi seduzido pelo montante pago pelo time chinês. O fato é que o contrato dele se encerra em novembro, sendo assim, é esperado que muitos times brasileiros tentarão contratá-lo.

Matías Vargas: Matías surgiu como promessa no Vélez Sarsfield da Argentina. Foi vendido para o Espanyol por 10 milhões de euros (cerca de R$45 milhões de reais). Rápido, forte e com bom passe, o ponta esquerda resolveria o problema de grande parte dos times brasileiros. Apesar de não ter se firmado na Espanha e ter ido parar no futebol chinês, o Brasil seria a solução ideal para o argentino voltar a jogar em alto nível.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!