Leonídio fala pela primeira vez após as eleições: “campanha difícil”

Leonídio Bouças (PSDB) foi o terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Uberlândia e desde o domingo de votação não havia feito nenhuma aparição pública

14/10/2024 ÀS 11H42

- Atualizado Há 2 horas atrás

Uma semana após o resultado das Eleições Municipais o terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Uberlândia falou em público pela primeira vez.

Leonídio Bouças (PSDB) estava desaparecido desde o dia da votação. A última fez que ele foi visto em público era domingo das eleições (06), pela manhã, quando votou ao lado de apoiadores. Depois que os resultados foram divulgados a campanha do candidato enviou apenas uma nota à imprensa.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Até o comitê de campanha do político na Avenida João Naves de Ávila ficou fechado e ele não deu as caras desde então. Ontem (13), Leonídio publicou um vídeo nas redes sociais agradecendo a votação que recebeu (80.470 votos) mas não cumprimentou o adversário vitorioso. Classificou a disputa como “uma campanha linda porém difícil” e disse que sai das urnas de “cabeça erguida”.

O político também sinalizou que ainda pretende levar adiante o que ele chama de notícias falsas de que foi vítima. “As fake news terão um capítulo à parte”, afirmou. Provavelmente está se referindo às declarações da campanha de Paulo Sérgio (PP) que afirmou que o candidato poderia ter sua votação anulada por estar com o registro de candidatura em risco. O caso se refere a impugnação da candidatura de Leonídio por ele ter sido condenado por improbidade administrativa na justiça comum. Na véspera da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) revisse a candidatura de Leonídio. O caso ainda está tramitando no TRE-MG.

LEIA MAIS: TSE manda Justiça Eleitoral de Minas analisar novamente registro de candidatura de Leonídio

Leonídio foi duramente criticado por ter desaparecido após o resultado da votação. Muitos eleitores do candidato cobraram uma palavra de agradecimento. Também esperava-se um reconhecimento da derrota e ao menos um gesto de boa sorte ao vencedor. Conduta típica do espírito democrático ainda mais de um político experiente.

E daqui pra frente?

O candidato do PSDB sempre participou das gestões municipais de Uberlândia direta ou indiretamente. Mas desta vez, tende a ser diferente. O desgaste sentido por ambas as partes, principalmente na reta final da campanha, provocou fissuras profundas na relação de Leonídio com o grupo de Odelmo Leão e Paulo Sérgio. Na minha avaliação, ao menos a curto prazo, essas fissuras inviabilizam uma reaproximação dos dois.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!