Justiça Eleitoral suspende propaganda de Lula em apoio a Dandara

A justiça entendeu que a propaganda é irregular pois descumpre regra da legislação eleitoral; Lula ocupa quase todo o tempo do material que deveria ser usado pela candidata

06/09/2024 ÀS 18H00

- Atualizado Há 1 semana atrás

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata de um vídeo da propaganda eleitoral da candidata a prefeita Dandara (PT) que mostra o presidente Lula pedindo votos para a aliada. A decisão foi provocada por uma denúncia do PRTB e da adversária Daphiny Preta que entendeu se tratar de propaganda irregular.

O vídeo que foi enviado para as emissoras de TV exibirem nas inserções de 30 segundos dentro do horário eleitoral gratuito, mostra o presidente enaltecendo os programas sociais do Governo Federal e pedindo votos, duas vezes, para Dandara. “Estamos colocando o Brasil na direção de um futuro melhor para todos. Agora é hora de votar em quem vai nos ajudar a colocar a sua cidade no rumo certo. Em Uberlândia, vote Dandara”, diz o presidente em um trecho do vídeo.

Lula vídeo campanha Dandara
O vídeo é de uma inserção da campanha de Danadara usado na propaganda eleitoral da TV, Lula ocupa quase o tempo todo do material.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O problema é que a legislação eleitoral estabelece que os apoiadores de uma candidatura não podem ocupar mais do que 25% do tempo de cada programa ou inserção da TV ou do rádio. No caso do material questionado, o vídeo todo tinha 29 segundos e em 26 aparece apenas a declaração de Lula. Os três segundos restantes são para uma vinheta que menciona o slogan da campanha.

No entendimento da juíza Kenia Ferreira, a propaganda é ilícita já que o material é formado, quase todo, com imagem e áudio do Presidente da República, principal apoiador de Dandara.

Na decisão a juíza também determinou a notificação das emissoras para suspender a exibição da mídia considerada irregular e multa para a coligação de Dandara no valor de R$ 5 mil por veiculação que eventualmente ocorrer.

Nós entramos em contato com a assessoria da candidata e estamos aguardando retorno.

×

Leia Mais

Veja também

Matheus Nogueira

7 dias atrás

Mônica Cunha

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!