Ipec: Leonídio e Paulo Sérgio crescem entre os mais pobres, mas Dandara continua na liderança

A candidata do PT também é a preferida entre os mais jovens de acordo com o Ipec; adversários dela reforçam estratégias para conquistar esse grupo

24/09/2024 ÀS 19H01

- Atualizado Há 2 dias atrás

Em nova análise a partir do relatório completo da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Ipec para a prefeitura de Uberlândia, é possível ver a força dos principais candidatos em diferentes segmentos da sociedade como idade e classe social.

A candidata Dandara (PT) manteve a liderança entre os eleitores mais jovens. No grupo dos que têm entre 16 e 24 anos, ela é a preferida de 38% deles, enquanto Paulo Sérgio (PP) fica com 36% e Leonídio Bouças (PSDB) com 14%.

Nesta pesquisa, que foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, Paulo Sérgio dobrou a quantidade de eleitores entre 16 e 24 anos se comparado a outro levantando do Ipec feito no começo do mês, entre 01 e 03 de setembro. Naquela ocasião ele tinha 19% da preferência e agora são 36%.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Estratégia das campanhas

Esse movimento talvez explique a proposta que Paulo Sérgio fez já no meio da campanha e sem que ela estivesse em seu plano de governo registrado na Justiça Eleitoral: a de conceder tarifa gratuita do transporte urbano para os estudantes. A ideia tem sido muito divulgada pelo candidato nas inserções da TV e do rádio e em entrevistas nos últimos dias.

Quem tem encontrado dificuldade de conquistar a simpatia dos mais jovens é Leonídio Bouças. Ele tinha 18% das intenções de voto desse grupo no começo do mês, agora são 14%. Leonídio também falou na ideia de conceder tarifa zero para os estudantes nos últimos dias, provavelmente também em uma tentativa de conquistar essa importante fatia do eleitorado.

Dandara por sua vez manteve os 38% de uma pesquisa para outra. Apesar de não ter crescido nada, ela ainda lidera o segmento.

➡️Acompanhe as últimas notícias das Eleições 2024!

Eleitores mais pobres

Outro grupo que prefere a candidata petista, segundo o Ipec, é formado por aqueles cuja renda média da família é de até um salário mínimo. Nessa fatia, Dandara já era a preferida de 26% na pesquisa do início de setembro e saltou para 36% na última.

Os outros dois candidatos também cresceram nesse grupo social, porém continuam atrás de Dandara. Paulo Sérgio pulou de 26% para 32% e Leonídio, mesmo na lanterna entre os principais nomes, aumentou em 5 pontos percentuais na preferência dos mais pobres, saindo de 20% e chegando aos 25%.

Danadar Paulo Sérgio Leonídio
Dandara, Leonídio e Paulo Sérgio cresceram na preferência do eleitor que tem renda familiar de até um salário mínimo. Crédito: Paranaíba Mais

A pesquisa mais recente realizada pelo Ipec ouviu 800 eleitores entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi contratado pela TV Integração e está registrado na Justiça Eleitoral com o n° MG-00137/2024. O outro levantamento citado também teve o mesmo instituto, mesmo contratante, igual margem de erro, nível de confiança e quantidade de eleitores entrevistados. Só que o período de coleta de dados dele foi entre 01 e 03 e o registro na Justiça Eleitoral teve o número MG-07877/2024.

×

Leia Mais

Veja também

Bernardo Junior

7 dias atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!