Ipec diz que Paulo Sérgio e Dandara disputariam o segundo turno em Uberlândia

A pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ipec aponta Paulo Sérgio na liderança da preferência do eleitor, neste momento

04/09/2024 ÀS 19H28

- Atualizado Há 2 semanas atrás

Uma pesquisa realizada pelo Ipec e divulgada hoje (04) aponta que poderia haver segundo turno entre Paulo Sérgio (PP) e Dandara (PT) na disputa pela prefeitura de Uberlândia. Os dados, publicados pelo portal G1 Triângulo, mostram Paulo Sérgio com 34% da preferência do eleitor, oito pontos percentuais a frente da segunda colocada, Dandara que tem 26%, em terceiro lugar aparece Leonídio Bouças (PSDB) com 18% enquanto que Gilberto Cunha (PSTU) e Daphiny Preta (PRTB) estão tecnicamente empatados na margem de erro com 4% e 3%, respectivamente. Os indecisos somam 8% e os que declararam votar em branco ou anular o voto também são 8%.

Na pergunta espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Paulo Sérgio é o candidato mais lembrado pelo eleitor, com 26%. Dandara aparece em seguida com 17%, depois Leonídio Bouças com 9%, Gilberto Cunha é lembrado por 2% e Daphiny Preta com, 1%. Brancos e nulos são 11%, indecisos 32%.

A pesquisa também mediu o grau de rejeição dos candidatos de Uberlândia, neste momento. Dandara tem mais de um terço da rejeição do eleitorado (35%) Leonídio e Daphiny Preta tem os menores índices, são 12% e 9% respectivamente. Paulo Sérgio é o segundo mais rejeitado com 19% e Gilberto Cunha o terceiro com 14%.

De acordo com o portal G1 Triângulo, a pesquisa do Ipec foi contratada pela TV Integração e ouviu 800 eleitores em Uberlândia entre os dias 1 e 3 de setembro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número MG-07877/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Há cerca de dois meses, o Ipec divulgava a primeira pesquisa de intenção de voto em Uberlândia que havia sido contratada pela TV Paranaíba. Na ocasião, Dandara, Paulo Sérgio e Leonídio estavam tecnicamente empatados considerando a margem de erro que era de quatro pontos percentuais. Do ponto de vista técnico, esse levantamento não pode ser usado como parâmetro de comparação já que a margem de erro era maior e a quantidade de entrevistados, menor. Mas pode servir como referência para tentar entender como vem se comportando o eleitor de Uberlândia no decorrer da eleição a partir das variadas fases do processo eleitoral e da configuração das candidaturas.

Veja também

Matheus Nogueira

7 dias atrás

Mônica Cunha

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!