Horário Eleitoral estreia com uso de apoio político, indireta e estrela reestilizada

Apenas Paulo Sérgio, Leonídio e Dandara podem participar do Horário Eleitoral, já que os partidos deles atendem aos critérios legais

30/08/2024 ÀS 19H07

- Atualizado Há 2 meses atrás

Começou hoje (30) o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, momento tão aguardado pelos partidos políticos. Há quem diga que este é, de fato, o start da corrida eleitoral. É quando o assunto ganha mais espaço na agenda do eleitor, passa a frequentar as rodas de conversa de amigos e almoços familiares.

Desde as últimas mudanças feitas pela legislação eleitoral os candidatos a prefeito e vice foram privilegiados na distribuição dos tempos de rádio e TV enquanto que os candidatos a vereador levaram a pior. Por dia, as emissoras reservam 70 minutos em inserções de 30 segundos cada uma, que são distribuídas ao longo das programações delas. Esse costuma ser o “filé mignon” da propaganda eleitoral já que pega o eleitor de surpresa quando está assistindo ou ouvindo a programação na TV ou no rádio. Desse total 60% são para as candidaturas à prefeitura e 40% para a Câmara Municipal.

Além disso ainda existem os programas eleitorais que são transmitidos em horários específicos. Aqui em Uberlândia três dos cinco candidatos podem usar o tempo de rádio e TV já que os outros dois estão em partidos pequenos que não atingiram os critérios estalecidos por lei para terem direito ao benefício.

Horário Eleitoral
Horário Eleitoral no rádio e TV começou hoje e vai até a antevéspera do primeiro turno das Eleições 2024

A estreia do Horário Eleitoral

A estreia do Horário Eleitoral dos candidatos à prefeitura de Uberlândia foi morno e previsível. Paulo Sérgio (PP), que ficou com o maior tempo, explorou a imagem de seu principal cabo eleitoral, o prefeito Odelmo Leão. Inclusive, coube a Odelmo dar as boas vindas no programa do candidato. Paulo Sérgio também reforçou a estratégia de vender sua ligação com as gestões de Odelmo, já que nas últimas duas era ele o vice. Tudo dentro do esperado para um programa de início que serve também de termômetro para medir o comportamento dos adversários e o tom que os próximos deverão ter.

Leonídio Bouças (PSDB) foi o segundo a perfilar na propaganda chamada de gratuita, já que os partidos não pagam para usar o tempo das emissoras. Como estava colado ao programa de Paulo Sérgio, Leonídio optou por começar com uma cena teatral em que os personagens lançam indiretas sobre o candidato que antecedeu. Aproveitou o tempo também para apresentar as experiências dele na carreira política, inclusive não deixou de mencionar as participações que teve em gestões municipais anteriores como secretário, incluindo a de Odelmo. Leonídio também valorizou a figura do vice da chapa, o neto do ex-prefeito Virgílio Galassi, que é, talvez, seu principal trunfo na campanha já que não conta com nenhum apoio político de muita relevância como os concorrentes.

Quem encerrou esse primeiro dia, conforme sorteio feito na Justiça Eleitoral, foi a candidata Dandara (PT). A identidade da propaganda bem como a linguagem, o formato e o apelo da mensagem são muito parecidos com a linha que o partido dela já adotou no passado, seja em campanhas municipais ou em outras eleições. A diferença foi que a tradicional estrela do PT surgiu de uma forma reestilizada. Em um clip que permeou quase todo o tempo do programa da petista, aparecem várias pessoas extraindo uma estrela da bandeira de Uberlândia. A estrela depois é conduzida por uma criança até se chegar às mãos da candidata. A versão remodelada da estrela, no entanto, não tem muita semelhança com o símbolo mais tradicional do partido mas deu a entender que será bem explorado na campanha de Dandara daqui em diante.

×

Leia Mais

Veja também

Rogério Silva

2 dias atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!