Governo Odelmo Leão é aprovado por 76% dos eleitores de Uberlândia

Em quatro anos, aprovação de Odelmo cresceu 12 pontos percentuais, se comparado com a pesquisa Ibope de 2020

27/06/2024 ÀS 19H21

- Atualizado Há 1 semana atrás

A pesquisa eleitoral TV Paranaíba/Ipec, com os dados divulgados hoje, revela as percepções do eleitor de Uberlândia acerca das administrações municipal, estadual e federal. Quanto a gestão de Odelmo Leão (PP) também foi medido o índice de aprovação.

Avaliação da gestão do Prefeito Odelmo Leão

A administração do prefeito Odelmo é avaliada como ótima ou boa por 64% dos eleitores, como regular por 26% e como ruim ou péssima por 9%. São 2% os que não sabem ou preferem não opinar.

Avaliação da administração municipal do Prefeito Odelmo Leão

Aprovação da gestão do Prefeito Odelmo Leão

Observa-se ainda que, neste momento, próximo de encerrar o seu quarto mandato a frente da prefeitura, a maioria dos entrevistados (76%) aprova a maneira como o prefeito vem administrando Uberlândia, ao passo que 20% desaprovam e 5% não opinam.

Aprovação da gestão do Prefeito Odelmo Leão

Avaliação da administração estadual de Romeu Zema

Já sobre a avaliação da administração estadual, para 42% dos entrevistados em Uberlândia, a gestão do governador Romeu Zema é ótima ou boa, enquanto 32% a consideram como regular e 22% como ruim ou péssima. São 4% os que não opinam.

Avaliação da administração estadual Romeu Zema

Avaliação da administração de Lula em Uberlândia

E a administração do presidente Lula na cidade de Uberlândia é considerada ótima ou boa por 38% dos eleitores, enquanto 28% a avaliam de forma regular e 32% como ruim ou péssima. Os que não sabem ou não opinam representam 2% da amostra.

Avaliação da administração federal do Presidente Lula

Avaliação de Odelmo 2020 x 2024

Em 2020, quando Odelmo Leão disputava a segunda reeleição para a prefeitura de Uberlândia, a pesquisa eleitoral do antigo Ibope Inteligência também mediu a avaliação da administração dele e o índice de aprovação.

Vale lembrar que o Ipec, da pesquisa atual, é formado pelos mesmos executivos do antigo Ibope.

O levantamento na época também foi encomendado pela TV Paranaíba e ouviu a mesma quantidade de eleitores (504), como no de agora. A margem de erro também era de 4 pontos percentuais e o índice de confiança de 95%.

A pesquisa de 2020 foi coletada entre 20 e 23 de agosto. Naquela época, Odelmo estava encerrando o terceiro mandato e disputava o quarto. Tanto a aprovação quanto a avaliação do governo eram menores do que de agora.

Estávamos no segundo ano da pandemia de Covid-19 e as eleições já tinham sido adiadas para Novembro, após uma confusa discussão no Congresso Nacional.

Em 2020, 52% avaliavam a terceira gestão de Odelmo como ótima ou boa, 12 pontos percentuais a menos do que a avaliação de agora. Regular somavam 31% e ruim ou péssimo 15%. A aprovação de governo também cresceu 12 pontos percentuais em quatro anos, em 2020 foi de 64%, agora são 76%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa de intenção de voto foi contratada pela TV Paranaíba ao Ipec. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 21 e 23 de junho de 2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o n° MG‐07480/2024.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!