Eleitores divididos: metade quer mudança na próxima administração municipal, outra metade não

Levantamento do Ipec ainda apontou que os homens mais velhos são maioria entre os que querem a continuidade da gestão e os homens mais jovens desejam a mudança

29/06/2024 ÀS 06H00

- Atualizado Há 4 dias atrás

Os eleitores de Uberlândia se mostram divididos quando o assunto é o perfil da próxima administração municipal: continuidade ou mudança.

Após oito anos consecutivos de Odelmo Leão à frente da Prefeitura, um novo nome será escolhido para comandar a cidade. Odelmo não pode se recandidatar para o mesmo cargo pela terceira vez.

A pesquisa eleitoral divulgada pela TV Paranaíba esta semana e realizada pelo Ipec Inteligência mostra que, neste momento, quase metade dos eleitores de Uberlândia (49%) deseja uma continuidade em relação à próxima administração, seja ela total ou parcial, e a outra metade (46%) gostaria que o próximo prefeito mudasse totalmente ou muita coisa na administração do município. Não sabem ou não responderam, somaram 5%.

Uma das alternativas apresentadas pelo Ipec aos entrevistados, era se o eleitor gostaria que o próximo gestor mudasse totalmente a administração do município – 16% dos entrevistados apontaram esta resposta.

Por outro lado, quase o dobro (31%) responderam em sentido contrário, disseram desejar que o próximo prefeito desse total continuidade à administração atual.

Perfil dos eleitores

A maioria dos eleitores que desejam uma mudança completa da gestão municipal é formada de homens, com idades entre 16 e 34 anos e que têm renda familiar média de até dois salários mínimos.

Já os que querem a continuidade total da administração do Município, em sua maioria, são homens, com mais de 45 anos de idade e cuja renda média da família é acima de cinco salários mínimos.

Além disso, dos que desejam mudança total, 26% declararam ter a intenção de votar em Dandara (PT), 17% votariam em Leonídio Bouças (PSDB) e 10% em Paulo Sérgio (PP).

Do grupo que deseja continuidade ampla, 39% se declaram eleitores de Paulo Sérgio, 27% em Leonídio Bouças e 21% em Dandara.

Sobre a pesquisa

A pesquisa de intenção de voto foi contratada pela TV Paranaíba ao Ipec. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 21 e 23 de junho de 2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o n° MG‐07480/2024.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!