Denuncie os infratores ambientais que causam queimadas em Uberlândia

Código de Posturas Municipal veda queimadas em lotes urbanos e prevê multa para proprietário do imóvel

17/06/2024 ÀS 12H35

- Atualizado Há 2 semanas atrás

Estamos há cerca de dois meses sem chuvas e com o alerta de baixa umidade relativa do ar ativo. Se não bastassem os riscos do tempo seco à saúde, alguns uberlandenses acreditam ser uma ótima ideia provocar queimadas.
O tempo seco é, sem dúvidas, um dos agravantes para o aumento de incêndios florestais e queimadas nesta época do ano. Cabe aos órgãos de segurança e prefeituras reforçarem as ações de combate e prevenção.
Queimadas em lote vago de Uberlândia
Em caso de queimadas e incêndios, Bombeiros devem ser acionados imediatamente para o combate – Foto: CBMMG

De toda forma, é muito comum nos depararmos com uns infratores ambientais por aí, colocando fogo em lote vago, seja para limpeza ou para a queima de lixo.

Inadmissível! Além de serem nocivas à saúde humana, essas queimadas comprometem os recursos hídricos e a qualidade do ar, alterando as características do solo.
×

Leia Mais

Queimadas são vedadas pelo Código de Posturas

O Código de Posturas do Município obriga todo proprietário de terrenos a cercá-los, evitando que sejam utilizados como depósito de lixo e vedando a queimada para limpeza dos mesmos, mediante pagamento de multas. Em caso de incêndios em áreas de preservação permanente, de matas ou florestas, a queima também configura crime ambiental.  O infrator pode pegar até quatro anos de prisão, além de pagar multa.

Então, eu te convido, caro leitor, se flagrar queimadas e incêndios criminosos em Uberlândia, denuncie. Acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar (190).

Vale ainda notificar a Prefeitura de Uberlândia sobre as inconformidades de lotes que estão sendo alvos das queimadas, por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM): 3239-2800.
Nossa saúde e o meio ambiente agradecem.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!