Dê um mergulho nas palavras: a leitura é um santo remédio!

Descubra como o simples hábito da leitura pode reduzir a ansiedade, aumentar a criatividade e trazer mais paz para o seu dia a dia

22/09/2024 ÀS 07H51

- Atualizado Há 6 dias atrás

Uma página, depois outra, mais uma e chega-se ao fim de um livro. Se você nunca sentiu emoção de terminar um livro, ou algum tipo de leitura, não sabe o que está perdendo.

Ah, ler causa arrepios? Você é daqueles que passam longe de uma livraria, nem se arrisca parar um bom tempo em frente à estante e tirar dali uma obra que chama atenção pelo autor, pelo título por uma frase? E mais ainda: dá ouvidos aqueles que acreditam que ler dá sono? Que pena!

Ler tem tudo a ver com a qualidade de vida além de ser uma ponte pra aprender mais, a leitura é fonte de prazer. Tem a capacidade de diminuir a ansiedade e trazer um pouco de paz no barulho que habita em nós. Ou seja, é um descanso em meio a uma rotina tanto tumultuada.

Ter um bom livro nas mãos aquieta mente. Quando deixamos os olhos deslizarem pelas palavras, trabalhamos outros pontos do cérebro, abrindo portas e janelas para criatividade.

Com a cabeça mais leve temos mais ideias, clareamos os pensamentos e podemos até mesmo encontrar entre uma linha e outra a solução pra problema na nossa vida.

×

Leia Mais

Quem se entrega uma história alimenta imaginação. Afinal, damos rostos aos personagens, construímos cidades, decoramos casas, experimentamos sabores e aromas, compartilhamos segredos, tristezas, alegrias, encontros e desencontros e, claro torcemos sempre por um final feliz.

Como criar o hábito da leitura

Mas e se ler não é um hábito? Não custa nada forçar um pouquinho a barra nesse caso. Trago algumas sugestões pra você.

  • O primeiro passo é procurar um livro que desperte o seu interesse, um desejo de abri-lo e não precisa ter tantas páginas.
  • Outra técnica é separar um tempo para a leitura. Podem ser 10 minutos por dia, por exemplo, no intervalo do almoço, depois do banho, antes de dormir.
  • Acredita que dez minutos são demais? Então comece com cinco minutos, não tem problema.
  • Determinar o número de páginas é outra boa alternativa!

Tenho certeza que seguindo esses pequenos passos, o hábito virá de forma natural e você irá se surpreender na construção de um ritual que só agrega.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A leitura precisa de disposição e coração aberto pra descobrir esse mundo das letras de histórias de vida impressa. Ler e ainda ter bagagem suficiente pra poder conversar e compreender o mundo que nos cerca.

Quem lê nunca está solitário. E como escreveu o Rubem Alves, educador e escritor mineiro que amava os Ipês: “ler é fazer amor com as palavras.“

Não espere mais! Pegue um bom, prepare uma xícara de café e bom domingo!

Veja também

Bernardo Junior

7 dias atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!