Caixa com seringas e resíduos biológicos é abandonada na avenida Afonso Pena

Descarte irregular de resíduos biológicos, nocivos à saúde, retrata desprezo ao próximo e um chamado à conscientização em Uberlândia

07/08/2024 ÀS 11H57

- Atualizado Há 1 mês atrás

“Acabo de ver uma situação muito absurda que gostaria de compartilhar para tentar conscientizar a população”. Esse foi o desabafo de uma pedestre que se deparou com uma caixa com seringas e resíduos biológicos abandonada na avenida Afonso Pena, centro de Uberlândia.

Resíduos biológicos em Uberlândia
Caixa com resíduos biológicos foi descartada no Centro de Uberlândia – Foto: Arquivo pessoal

O flagrante foi feito na noite desta terça-feira (6) e a informação era de que, ainda durante a manhã de hoje, os insumos descartados irregularmente continuavam no local.

A denunciante relatou que na caixa com resíduos biológicos estavam insumos como seringas, agulhas e tubos com sangue. Ela chegou a tentar contato com a Vigilância Sanitária local, mas devido ao horário, não teve sucesso.

Não é a primeira vez que esse tipo de descarte é feito em via pública e em locais de trânsito e de amplo acesso de pessoas. A prática demonstra uma falta de respeito e de cuidado com a saúde alheia enormes.

Além do risco de contaminação por causa dos resíduos biológicos, o descarte irregular é um perigo para a saúde pública e pode acarretar outras doenças e acidentes com o manuseio do lixo exposto na via pública. É repugnante, deplorável e perigoso!

Resíduos biológicos em Uberlândia
Vigilância Sanitária municipal vai apurar o caso no local – Foto: Arquivo pessoal

Vigilância apura a situação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao Paranaíba Mais que uma equipe da Vigilância Sanitária será enviada ao local para apurar a situação, além de acionar uma empresa especializada para fazer o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde.

A pasta reforça que, de acordo com as legislações ambientais e sanitárias federais, é de responsabilidade dos estabelecimentos geradores fazer a correta destinação final dos resíduos de serviços de saúde.

A coluna espera que os responsáveis pelo descarte possam ser devidamente identificados e responsabilizados pela conduta. Resta saber também se foi um caso isolado ou se a pessoa (ou empresa) já incorreu no mesmo erro.

×

Leia Mais

Como denunciar descarte de resíduos biológicos?

Assim como a denunciante fez à coluna, ao se deparar com situações como essa de descarte irregular de resíduos biológicos, a população de Uberlândia também pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária municipal pelo telefone 3256-3800.

Esse tipo de denúncia também pode ser encaminhada por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM) no telefone 3239-2800 ou diretamente à Polícia Ambiental, pelo 190, que o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) encaminha à repartição responsável.

Resíduos biológicos em Uberlândia
Descarte ilegal pode ser denunciado para a vigilância e também para a polícia ambiental  -Foto: Arquivo pessoal

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!