Banquete de sabores e saúde: manjericão, o rei da culinária e do bem-estar

O manjericão é uma planta versátil, que vai da mesa da cozinha em forma de molho pesto ou de chá para ajudar na digestão ao escalda pés para tratar o cansaço

03/07/2024 ÀS 12H17

- Atualizado Há 4 dias atrás

À mesa cenoura em palitos mergulhadas no tempero de limão, gelo e alecrim. Torradas na cesta, queijos de todos os tipos, tomates brilhantes e um punhado verde no pote de vidro todo desenhado. Era um encontro de amigos para um prosear aleatório.

Com a intimidade que me cabia perguntei o que era aquele creme que parecia tão apetitoso.

-É manjericão com nozes, azeite e um pouquinho de sal! Ah, umas lasquinhas de queijo misturadas na receita é tudo batido no liquidificador, contou a anfitriã!

Me aproximei e senti a verdade no meu nariz!

Folhas de manjericão
Folhas de manjericão – Crédito: Freepik

Um aroma que transcende a culinária

Essa planta de aroma intenso, cor da mesma forma e delicada é tão conhecida no melhor pesto para o macarrão de toda hora, porém pode ser utilizada no dia a dia trazendo benefícios à nossa saúde.

Entre eles, segundo nutricionistas, rica em vitamina C, perfeita para essa época do ano quando nossa imunidade pede um reforço para evitar gripe e mal estar desavisado.

O manjericão também carrega na sua essência o ferro, cálcio, vitamina E e zinco. Essa combinação de nutrientes faz bem ao coração, ele que bate de emoção e fica apertado de preocupação vez ou outra.

A circulação também agradece quando o manjericão está em algum momento da nossa refeição e ajuda ainda a nos deixar mais calmos.

Versátil, o manjericão vai bem nas carnes, na omelete e na salada ressalta o sabor e agrada aos olhos!

Entre pesquisas, estudos e sabedoria o manjericão melhora a digestão. Sofre com esse problema?

Então, prepare um chá com as folhas frescas ou desidratadas. Junte algumas depois de ferver a água, desligue o fogo, abafe e deixe ali por até dez minutos. Coe e escolha uma xícara especial para saborear sem pressa, tirando para si uma pausa para simplesmente degustar um instante de paz. Cuidado com os excessos e as gestantes devem evitar.

Ah! Está cansado(a), alma agoniada? Faça um escalda-pés, aqueles que a maioria das avós nos sugere para corpos exaustos. Aquece a alma feito cafuné.

Descobri que essa planta aromática tinha o, digamos, apelido de “erva dos reis”. Do tempo de outrora ao que os tempos modernos trazem de avanço não custa nada ter um maço de manjericão por perto.

Arrisque a jardinagem: vaso, terra, água, um bocadinho de sol e pronto. Está ao alcance das mãos! Cheiro de saúde para vida toda.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!