Apoio de Odelmo pode influenciar o voto de quase metade dos eleitores; o de Zema um terço deles

As indicações de Lula e Bolsonaro têm menos apelo para o eleitor de Uberlândia do que as do prefeito e do governador

27/06/2024 ÀS 19H22

- Atualizado Há 6 dias atrás

Em ano de eleições municipais as especulações sobre eventuais apoios políticos aos possíveis candidatos começam cedo. Em Uberlândia não foi diferente.

Desde o ano passado, a indicação do escolhido pelo prefeito Odelmo Leão era cortejada por Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PP). Quando Leonídio percebeu que Odelmo já estava em outra, mesmo antes de oficialmente declarar apoio ao vice, o tucano desembarcou e resolveu voar sozinho.

Já uma possível indicação de Romeu Zema, também muito almejada pelos pré-candidatos, principalmente Leonídio, não saiu. O governador resolveu deixar para manifestar-se apenas no segundo turno.

A pesquisa TV Paranaíba/Ipec coloca um ingrediente a mais nesse caldeirão. O instituto perguntou ao eleitor de Uberlândia qual o peso da influência que cada liderança tem na decisão de voto para a prefeitura da cidade.

Influência do apoio político Odelmo Leão

Entre os líderes pesquisados, o prefeito é o apoio mais atrativo para o eleitor. Quase metade dos entrevistados (48%) disseram que a indicação de Odelmo aumentaria muito ou um pouco na escolha, enquanto 12% dizem que diminuiria um pouco ou muito. Já 38% falam que não afetaria em nada e 2% não responderam.

Influência do apoio político Odelmo Leão

Influência do apoio político Romeu Zema

O governador Romeu Zema também cultiva expressivo prestígio entre os eleitores de Uberlândia mas bem menor do que o de Odelmo. Quase um terço dos entrevistados (32%) dizem que o apoio de Zema aumentaria muito ou um pouco em sua escolha para prefeito. 31% falam que diminuiria um pouco ou muito. Para 44% não afetaria e 4% não sabem ou não responderam.

Influência do apoio político Romeu Zema

Influência do apoio político Lula

Já o apoio do presidente Lula é menos percebido pelos eleitores uberlandenses. Do total pesquisado, a indicação de Lula mais diminui do que aumenta as chances de voto na escolha para a prefeitura. 33% dizem que diminuiria muito ou um pouco ter Lula como apoiador, quando 27% dizem que aumentaria muito ou um pouco. 44% dizem que não influencia e 1% não respondeu.

Influência do apoio político Lula

Influência do apoio político Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue na mesma tendência do atual mandatário. O interesse do eleitor pelo seu candidato mais diminui do que aumenta a decisão de voto. 37% dizem que diminuiriam as chances de votar em alguém indicado por ele, 30% falam que o apoio de Bolsonaro aumentaria muito um pouco a possibilidade de escolha. Para 32% não afetaria em nada a decisão e 1% não respondeu.

Influência do apoio político Bolsonaro

Sobre a pesquisa

A pesquisa de intenção de voto foi contratada pela TV Paranaíba ao Ipec. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 21 e 23 de junho de 2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o n° MG‐07480/2024.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!