A secura de um tempo que prejudica a saúde

Pneumologista reforça os cuidados com os quais estamos acostumados e dá dicas para evitar problemas de saúde nesse clima de secura

04/09/2024 ÀS 10H58

- Atualizado Há 2 semanas atrás

A porta em arabesco me deixa ver pelos vãos a tarde que cai. Está até bonito, pouca sombra e o frescor do encontro entre o pé de carambola e a primavera constroem uma brisa que barra a ‘quentura’ de um sol escaldante das três da tarde.

Mais uma onda de calor que toma conta de boa parte do país e além da temperatura altíssima nos faz sentir na pele o que é estar no deserto.

Na segunda-feira (2),  a umidade relativa do ar bateu a casa dos 11%! É pior do que o Deserto do Saara. E não há como escapar! Pode reparar algum sinal desse tempo que castiga:

  • Dificuldade para respirar. As vias aéreas ressecam e o simples fato de inspirar e soltar o ar é complicado. Para quem tem algum problema respiratório como asma, bronquite, sinusite, é muito pior;
  • A dor de cabeça também é uma queixa assim como perceber o nariz sangrando;
  • A pele sofre e lembra o leito de um rio castigado pela estiagem;
  • A desidratação é um fator preocupante principalmente entre as crianças e os idosos.

As principais indicações para enfrentar a secura

Eu conversei com a pneumologista Adriana Carvalho e ela reforçou o quanto a água nos protege durante esses dias quentes! Ela orienta a tomar ainda mais do que a quantidade que estamos acostumados. Podemos incluir sucos também.

Outro recadinho é evitar o álcool e refrigerante. Prefira os alimentos mais naturais, capriche na salada com verduras, folhas e legumes, o organismo vai agradecer bastante.

E nessa onda de temperatura lá em cima melhor repensar a exposição ao ar livre. Você caminha ou corre? Esqueça os horários de sol a pino! Por mais saudável que esteja o risco de ter algum problema de saúde é alto.

Adriana sugere, por exemplo, suba as escadas do prédio onde mora, prefira fazer exercícios em períodos mais frescos.

Se a falta de ar  persiste, incomoda, se há febre e os problemas respiratórios estão intensos busque atendimento.

×

Leia Mais

Além dos dias abafados convivemos com as queimadas por todo canto. A garganta irrita, os olhos sofrem. A recomendação, sugere a pneumologista, é usar a máscara para evitar complicações. Fomos habituados durante a pandemia e ela é uma boa estratégia.

Em alguns casos, completa Adriana, o nariz pode sangrar e isso acontece porque há o ressecamento da mucosa. Preste atenção no quantidade, se estiver exagerada consulte o médico.

Para suportar o tempo outras diquinhas básicas: espalhe baldes pela casa, toalhas molhadas e pode usar o soro fisiológico. Existem os que são em forma de gel e que ajudam a umidificar a via áerea.

Tem que sair na rua? Use chapéu, bonés e até mesmo o guarda-chuva, nesse caso, para barrar o sol de lascar!

Flores de ipê branco
Flores do ipê branco – Crédito: Arquivo pessoal

Vai passar!

Enquanto isso, te dou um conselho: repare nos ipês brancos e no pôr do sol dos últimos dias de inverno, trazendo beleza e graça no que parece tão pesado!

Cuide-se bem!

Veja também

Matheus Nogueira

7 dias atrás

Mônica Cunha

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!