Uberlândia emite mais de 170 mil novas identidades desde 2024
Número representa cerca de 23% da população do município; documento com padrão nacional será obrigatório para concessão de benefícios sociais
-
Desde o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2024, Uberlândia já contabiliza 172.991 documentos emitidos, o equivalente a quase 23% da população estimada do município, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O novo documento, gratuito na primeira via, tem formato padronizado em todo o país e passa a ser exigido gradualmente para a concessão e manutenção de benefícios de seguridade social, como aposentadorias e auxílios.
A nova CIN conta com recursos avançados de segurança, como um QR Code com assinatura digital, que valida a autenticidade do documento e combate falsificações. O novo modelo também fortalece o acesso a serviços públicos, como os oferecidos pelo portal gov.br, incluindo aqueles que exigem conta com nível Ouro de segurança.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Além disso, o documento passa a ser base oficial para uso da biometria em programas sociais. Um decreto presidencial já regulamenta a exigência do novo documento e da biometria para a concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais, como aposentadoria e BPC.
A adesão também foi expressiva em outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba:
-
Uberaba – 68.039 emissões;
-
Patos de Minas – 36.269 emissões;
-
Araxá – 18.010 emissões;
-
Araguari – 10.767 emissões.
Os números mostram o avanço da implementação do novo modelo, que substitui o antigo RG e usa o número do CPF como identificação única, o que aumenta a segurança e dificulta as fraudes.
MG emite quase 3,8 milhões de novas identidades
Até 23 de julho, Minas Gerais já havia emitido 3.788.429 novas CINs, o que representa 17,77% da população estadual. O estado ocupa uma das primeiras posições no ranking nacional de adesão ao novo modelo de identificação. No Brasil, o total já ultrapassa os 30 milhões de emissões.
As mulheres representam 55,57% dos registros em Minas, enquanto os homens somam 44,42%. A média diária de emissões no estado é de 3.370 documentos. Só no mês de julho de 2025, foram expedidos mais de 207 mil.
Leia Mais
Jovens lideram emissões em Minas
A maior parte das novas identidades foi emitida por jovens entre 15 e 19 anos, com 414,3 mil registros (10,94%). A faixa etária entre 10 e 14 anos aparece em seguida, com 322,8 mil emissões (8,52%).
O novo documento também contempla a identificação de pessoas com deficiência, com destaque para 37.952 emissões no estado. Entre elas, 24,2 mil foram para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de milhares de registros de pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual.
Como fazer a Carteira de Identidade
Para facilitar a verificação do novo documento, foi lançado um aplicativo oficial da CIN. Ele permite validar gratuitamente os dados do QR Code, tanto online quanto offline, garantindo que o documento foi realmente emitido pelo Ministério da Justiça.
A primeira via é gratuita. A solicitação da CIN deve ser feita por agendamento prévio no site do Governo de Minas Gerais, pelo aplicativo MG App ou pelo telefone 155. Para emitir, basta comparecer aos pontos credenciados com certidão de nascimento ou casamento original.
Em Uberlândia, os atendimentos estão sendo realizados nos seguintes locais:
UAI Tibery (Pátio Sabiá)
Endereço: Avenida Bélgica, 1220 – Tibery
UAI Terminal Central
Endereço: Rua João Pinheiro, 1154, Loja 116 – Centro