TJMG inaugura o primeiro Fórum Digital no Triângulo Mineiro
Fronteira é a primeira cidade da região com ponto de atendimento virtual do Judiciário
-
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou um Fórum Digital na cidade de Fronteira. Esse é o primeiro ponto de atendimento virtual do Judiciárioé no Triângulo Mineiro e a sexta unidade no estado, que começou com o projeto em 2024.
Inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (5), o Fórum Digital de Fronteira – que é integrante da Comarca de Frutal -, está funcionamento desde outubro do ano passado e já realizou mais de 200 atendimentos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O Fórum Digital de Fronteira funciona na Avenida Walid Khalil Yaghi, 85, Vila Furnas. Com aproximadamente 220 m² de área construída, o prédio conta com salas de trabalho, além de abrigar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Digital, permitindo que serviços de mediação e conciliação também sejam prestados fora da sede da Comarca.
O que faz um Fórum Digital?
Os Fóruns Digitais do TJMG viabilizam a prestação de serviços como atendimento às partes, advogadas e advogados, atendimento pré-processual, processual, atermações digitais, emissão de certidões e realização de audiências por videoconferência.
Por funcionarem em cidades que não são sede de comarca, os Fóruns Digitais evitam o deslocamento de cidadãs e cidadãos até o fórum físico instalado nas cidades-sede.
O projeto
O TJMG criou o Fórum Digital após conhecer um projeto similar do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O Judiciário mineiro gostou da iniciativa e implantou no estado.
Leia Mais
Além de Fronteira, no Triângulo Mineiro, já foram instalados Fóruns Digitais em outras cinco cidades mineiras: Padre Paraíso (Comarca de Araçuaí); Papagaios (Comarca de Pitangui); Lagoa Grande (Comarca de Presidente Olegário); Venda Nova (Comarca de Belo Horizonte); e Coluna (Comarca de São João Evangelista).
Além das seis unidades já inauguradas, o TJMG informou que outros 20 fóruns digitais deverão ser instalados em Minas Gerais nos próximos meses.