STF determina que X e Meta entreguem dados de Allan dos Santos

Ministro Alexandre de Moraes estabelece prazo de dez dias para envio das informações; multa diária de R$ 100 mil será aplicada em caso de descumprimento

, em Uberlândia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as plataformas X e Meta forneçam à Polícia Federal (PF), no prazo de dez dias, informações sobre contas administradas pelo blogueiro Allan dos Santos. Caso a ordem não seja cumprida, está prevista uma multa de R$ 100 mil por dia de atraso.

Allan dos Santos
Allan dos Santos está foragido desde outubro de 2021 – Crédito: reprodução/internet

A decisão atendeu a um pedido da PF, que solicitou dados cadastrais, endereços de IP utilizados na criação dos perfis e conteúdo das postagens realizadas nas contas vinculadas ao blogueiro.

×

Leia Mais

Em julho do ano passado, Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar Allan dos Santos sob a acusação de disseminar informações falsas envolvendo a jornalista Juliana Dal Piva. O blogueiro teria publicado mensagens fraudulentas em nome da profissional, mencionando um suposto plano do ministro do STF para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Allan dos Santos está foragido desde outubro de 2021, quando Moraes emitiu um mandado de prisão no âmbito do inquérito das milícias digitais. Ele reside nos Estados Unidos, país que já negou um pedido de extradição apresentado pelas autoridades brasileiras.