Seplag diz que acúmulo de cargos de Lia Valechi em Uberlândia é ilegal

Órgão estadual emite parecer; vereadora de Uberlândia e policial civil nega irregularidade e pode recorrer

, em Uberlândia

-

O acúmulo de cargos públicos da vereadora de Uberlândia e policial civil Lia Eunice Valechi da Silva entrou em debate após a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apontar irregularidade na situação. Publicado no Diário do Executivo na quarta-feira (1º), o parecer afirma que não há compatibilidade de horários entre as funções.

Decisão da Seplag questiona acúmulo de cargos de vereadora e policial civil exercidos por Lia Valechi, em Uberlândia – Foto: Rede Social/ Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com a avaliação, as funções desempenhadas pela vereadora não se enquadram nas exceções previstas na Constituição Federal que permitem a acumulação de cargos públicos. Além disso, a Seplag destacou que “não há compatibilidade de horários” entre o mandato parlamentar e a carreira policial, o que reforça a ilegalidade da situação.

A decisão, no entanto, não é definitiva. A vereadora poderá apresentar recurso ou optar por permanecer em apenas um dos cargos.

×

Leia Mais

Veja a manifestação de Lia Valechi sobre o parecer

A acumulação dos cargos de Delegada de Polícia Civil e Vereadora é legalmente permitida, desde que observado o cumprimento integral da carga horária exigida para ambos os cargos, o que é feito com excelência.

Tal compatibilidade encontra respaldo no artigo 37, inciso XVI, e no artigo 38, inciso III, da Constituição Federal, bem como na Lei Complementar nº 129, de 2013.

Esclarecimentos adicionais serão encaminhados aos órgãos competentes, conforme os trâmites legais.