Moraes retira bloqueio de redes sociais da deputada Carla Zambelli
Zambelli está presa na Itália desde julho, após fugir para o país de uma condenação de 10 anos de prisão
-
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o desbloqueio das redes sociais da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), nesta quinta-feira (25). A parlamentar permanece presa na Itália, onde aguarda o fim do processo de extradição solicitado pelo Brasil.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a Agência Brasil, Moraes entendeu, ao determinar o desbloqueio, que a medida não é mais necessária, visto que o processo criminal contra a deputada já foi encerrado. A liberação vale para as redes sociais da Meta (Instagram e Facebook), Telegram, X, Linkedin, Tik Tok, Getter e YouTube.
Zambeli foi presa em Roma, capital da Itália, em 29 de julho durante uma operação que contou com a cooperação policial internacional. A parlamentar licenciada estava foragida desde maio para evitar o cumprimento de uma pena de 10 anos de prisão no Brasil.
Leia Mais
A parlamentar foi condenada pelo STF no dia 14 de maio, pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. Os crimes ocorreram em 2023 e estão relacionados à invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O governo brasileiro solicitou a extradição da deputada no dia 11 de junho. O pedido foi oficializado pelo STF e enviado pelo Itamaraty ao governo italiano.