Investigado por desvio de bolsa de estudos, professor é demitido pela UFU
Demissão foi assinada nesta semana pelo novo Reitor da instituição, que seguiu o relatório final do Processo Administrativo Disciplinar (PAD)
-
Investigado pela Universidade Federal de Uberlândia em um esquema de desvio de bolsas de estudo, o professor Enio Pedone Bandarra Filho foi demitido pela instituição. O atual reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, assinou no dia 21 de janeiro de 2025 o documento que determina a demissão do servidor público.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O processo do caso teve início em 2023, quando duas alunas da pós-graduação em Engenharia Mecânica, acusaram o professor de orientar o repasse de valores de suas bolsas para terceiros.
Na denúncia, as duas alunas apresentaram conversas, por aplicativo de mensagens, em que o professor indicava as chaves de Pix que o dinheiro seria repassado. As mestrandas recebiam uma bolsa mensal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no valor de R$ 2,1 mil.
LEIA MAIS:
Além do processo administrativo na UFU, o caso também é investigado pela Polícia Federal (PF), que ainda não publicou o relatório final, que será entregue ao Ministério Público Federal (MPF).
Defesa dos envolvidos
De acordo com Júlio Antônio Moreira, advogado que representa as duas alunas que fizeram a denúncia, as estudantes foram absolvidas no processo da UFU e a expectativa é que sejam inocentadas também no inquérito da PF.
O professor Enio Pedone Bandarra Filho foi procurado pela Paranaíba e não quis se pronunciar.