INSS: Saiba o que fazer após receber notificação de descontos indevidos

A partir desta terça-feira (13), aposentados e pensionistas receberão uma notificação de descontos indevidos e poderão recorrer

Ketheyn Luiza , em Uberlândia

-

A partir desta terça-feira (13), aposentados e pensionistas do INSS que tiveram valores descontados indevidamente de seus benefícios receberão uma notificação de descontos do governo. A medida afetará mais de 9 milhões de segurados que poderão solicitar ressarcimento e será feita exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, ou através do site oficial da Previdência Social.

Notificações sobre descontos serão enviados para aposentados e pensionistas e segurados podem contestar erros.
Notificações sobre descontos serão enviados para aposentados e pensionistas e segurados podem contestar erros. Crédito: Reprodução/ Joédson Alves – Agência Brasil

A notificação é enviada diretamente no aplicativo Meu INSS, alertando os beneficiários sobre a identificação de descontos indevidos. O aviso, que aparece como um “Aviso importante”, informa que um desconto foi identificado em seu benefício devido a uma entidade associativa.

Notificação de descontos indevidos

A mensagem diz: “Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

Conforme destaca o governo, é fundamental que os segurados fiquem atentos a esse aviso, pois, será feito exclusivamente pelo aplicativo, sem ligações, e-mails ou mensagens por SMS. A orientação é desconfiar de qualquer comunicação que não venha diretamente do Meu INSS.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O que fazer após receber a notificação?

Ao receber a notificação, os beneficiários precisam realizar o seguinte procedimento:

Verificar se o desconto é reconhecido: O primeiro passo é acessar o Meu INSS e verificar os detalhes do desconto. Caso não reconheça a cobrança, o aposentado ou pensionista deve indicar no próprio aplicativo que não autorizou o desconto.

Solicitar o ressarcimento: A partir desta quarta-feira (14), será possível, diretamente no aplicativo, solicitar o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

Caso o beneficiário prefira, também pode ligar para o número 135, central de atendimento do INSS, para solicitar a devolução do dinheiro.

Não será necessário enviar documentos: O processo de solicitação de ressarcimento será simples, e não será necessário enviar novos documentos.

O segurado apenas precisará registrar no sistema que não autorizou o desconto apontado.

Prazo das associações para comprovar autorização: Após o pedido de ressarcimento, as associações que aplicaram os descontos indevidos serão contatadas pelo governo e terão um prazo de 15 dias úteis para apresentar os documentos que comprovem que os aposentados autorizaram a cobrança.

Caso não consigam comprovar, as associações terão mais 15 dias úteis para devolver os valores aos beneficiários.

×

Leia Mais

Como evitar golpes?

O governo alerta para a necessidade de atenção para possíveis golpes. Beneficiários devem tomar cuidado com ligações ou mensagens que prometem facilitar a devolução dos valores, mas que, na verdade, buscam obter dados pessoais e bancários de forma fraudulenta.

A recomendação é que todo processo de devolução seja realizado exclusivamente através do Meu INSS ou do telefone 135, canal oficial do INSS.

Cronograma de ressarcimento

O governo informou que todo o processo de ressarcimento deve ser concluído até a última semana de junho. No entanto, a data exata de devolução do dinheiro dependerá do dia de fechamento da folha de pagamento.

O INSS garante que, uma vez finalizada a análise, o valor será devolvido diretamente na conta bancária dos segurados afetados pelos descontos indevidos.