Edson Fachin toma posse como presidente do STF tendo Moraes como vice
Edson Fachin foi eleito para o cargo em 13 de agosto; pelo regimento interno, a Corte é presidida pelo ministro mais antigo que ainda não foi presidente
-
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, tomou posse da presidência da Corte na tarde desta segunda-feira (29). Agora, Fachin ficará a frente do tribunal por dois anos, tendo como vice o ministro Alexandre de Moraes. Fachin foi eleito para o cargo no último dia 13 de agosto.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia Mais
A sessão foi aberta pelo atual presidente, o ministro Luís Roberto Barroso. Pela tradição, a presidência é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto. Já para vice, o posto segue o mesmo critério, só que com o segundo mais antigo.
Como presidente do STF, o ministro poderá decidir a pauta do plenário, ou seja, os casos a serem julgados pelos ministros. O presidente também é responsável pela gestão administrativa da Corte, por exercer a presidência do Conselho Nacional de Justiça e por representar o tribunal diante dos outros Poderes e autoridades.
Quem é Edson Fachin
Fachin tem 67 anos e nasceu em Rondinha, no Rio Grande do Sul, mas cresceu no Paraná. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é professor titular de Direito Civil.
O ministro foi nomeado para o STF em 2015 pela presidente Dilma Rousseff e tomou posse em 16 de junho daquele ano. Entre fevereiro e agosto de 2022, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).