Carla Zambelli na Itália: MP italiano dá parecer favorável à extradição
Deputada licenciada foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF; Justiça italiana manteve prisão cautelar de Zambelli na Itália, enquanto aguarda processo de extradição
-
O Ministério Público da Itália emitiu um parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU), na tarde desta quarta-feira (22).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A AGU atua no processo de extradição da parlamentar. Ainda não há prazo para a Justiça italiana decidir a questão.
Zambelli está presa cautelarmente em Roma, Itália, desde julho. A parlamentar tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes. Por ter dupla cidadania, ela procurava asilo político em terras italianas.
Leia Mais
Carla Zambelli foi condenada no caso da invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto, em 2023. Na Câmara dos Deputados, a deputada licenciada é alvo de um processo de cassação do mandato.
Após a fuga, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil, oficializado em 11 de junho pelo STF.