Carla Zambelli na Itália: MP italiano dá parecer favorável à extradição

Deputada licenciada foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF; Justiça italiana manteve prisão cautelar de Zambelli na Itália, enquanto aguarda processo de extradição

, em Uberlândia

-

O Ministério Público da Itália emitiu um parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU), na tarde desta quarta-feira (22).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Deputada federal licenciada, Carla Zambelli na Itália
Zambelli foi condenada em maio deste ano a 10 anos de prisão – Créditos: Lula Marques/Agência Brasil

A AGU atua no processo de extradição da parlamentar. Ainda não há prazo para a Justiça italiana decidir a questão.

Zambelli está presa cautelarmente em Roma, Itália, desde julho. A parlamentar tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes. Por ter dupla cidadania, ela procurava asilo político em terras italianas.

×

Leia Mais

Carla Zambelli foi condenada no caso da invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto, em 2023. Na Câmara dos Deputados, a deputada licenciada é alvo de um processo de cassação do mandato.

Após a fuga, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil, oficializado em 11 de junho pelo STF.