Biometria em Minas: Uberlândia mantém índices altos em meio a quase 30% de eleitores sem cadastro no estado

TRE lançou a Caravana da Biometria para as cidades que não possuem sede de zona eleitoral; já em Uberlândia, acontece uma ação especial no dia 20 de setembro no bairro Pequis

, em Uberlândia

-

O número de pessoas que possuem biometria em Minas e em Uberlândia revela cenários bem diferentes. Em todo o Estado, cerca de 4,6 milhões de eleitores (29,2%), dos 16 milhões, ainda não cadastraram suas digitais, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A situação preocupa a Justiça Eleitoral, que lançou recentemente a Caravana da Biometria, projeto que vai percorrer cidades sem sede de zona eleitoral para ampliar o número de cadastros até dezembro de 2025.

Já em Uberlândia, o índice biométrico é considerado alto, chegando a 94,59% dos 517 mil eleitores. Do todo, apenas 27.992 não fizeram o cadastro. Por isso, a cidade não receberá o ônibus itinerante do TRE-MG. Mesmo assim, o cartório eleitoral tem buscado aproximar o serviço da população por meio de ações externas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Biometria em Minas
Procedimento de cadastro biométrico envolve coleta de assinatura, digitais e foto do eleitor – Crédito: Karolinne Barreto/Reprodução

Uberlândia promove atendimento itinerante

Segundo Gustavo de Oliveira Arantes, analista judiciário do cartório de Uberlândia, duas iniciativas estão em andamento. A primeira ocorreu em 30 de agosto, no Parque do Sabiá, durante o evento Prefeitura Presente. A próxima será em 20 de setembro, no bairro Pequis, em uma ação de cidadania promovida pelo TJMG.

“Mesmo com índices elevados em Uberlândia, nós entendemos a importância de levar os serviços da Justiça Eleitoral para mais perto do eleitor. Além do cadastro biométrico, realizamos emissão de certidões, aplicação de multas e levamos urnas eletrônicas para treinamento”, explicou o analista judiciário.

Caravana da Biometria percorre Minas Gerais

Já no cenário estadual, a Caravana da Biometria é a principal estratégia do TRE-MG para ampliar os atendimentos. O ônibus leva estrutura para coleta digital, emissão de certidões e atualização cadastral em cidades menores. Para ser atendido, o eleitor precisa levar documento oficial com foto e comprovante de endereço.

A biometria é gratuita e considerada uma credencial essencial para a democracia, pois impede fraudes na identificação e reforça a segurança no processo eleitoral. No Brasil, ainda há mais de 20 milhões de eleitores sem cadastro.

×

Leia Mais

Entenda como funciona o cadastramento na Justiça Eleitoral

O cadastramento da biometria em Minas é um procedimento simples, rápido e gratuito, que garante mais segurança ao processo eleitoral. O objetivo é impedir que uma pessoa vote no lugar de outra ou que alguém mantenha mais de uma inscrição eleitoral.

Para realizar o cadastro, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral com documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos também precisam apresentar o comprovante de quitação do serviço militar. O atendimento dura, em média, de 10 a 12 minutos.

Durante o procedimento, um servidor da Justiça Eleitoral confere e atualiza os dados no sistema, que gerencia o cadastro eleitoral. Em seguida, é feita a coleta da biometria, que envolve três etapas: assinatura digital em tela própria, registro das impressões digitais dos dez dedos e fotografia do eleitor ou eleitora.

Ao final, o cidadão recebe um Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) para conferência e assinatura. O título de eleitor impresso pode ser entregue imediatamente, mas os dados biométricos levam até 15 dias para serem processados e integrados ao sistema. É nesse prazo que a foto e a informação de biometria coletada passam a aparecer no aplicativo e-Título e também ficam disponíveis na base da Identificação Civil Nacional (ICN).

Os horários de atendimento variam de acordo com a cidade. O padrão é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O Tribunal recomenda que o eleitor confirme o horário antes de comparecer, por meio do Disque-Eleitor, no número 148 em Minas Gerais ou (31) 2116-3600.