Anac suspende operações da Voepass até que companhia solucione irregularidades
Em Minas Gerais, a companhia opera nas cidades de Ipatinga e Juiz de Fora; Voepass garantiu que já está em tratativas internas para cumprir medidas
-
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu todas as operações da Voepass Linhas Aéreas a partir desta terça-feira (11).
A decisão deve vigorar até que a companhia, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela MAP Linhas Aéreas, comprove que solucionou as irregularidades identificadas durante a supervisão realizada pela Agência.
O aviso de suspensão da Anac para a Voepass foi encaminhado às 18h30 do dia 10 de março, e a Agência notificou o público pouco depois da meia-noite, já no dia 11 de março.
A Voepass não opera em nenhuma cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em Minas Gerais, a companhia atende as cidades de Ipatinga e Juiz de Fora.

Supervisão da Anac
Desde o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, que matou os 62 ocupantes do avião ATR 72, a Anac realizou uma operação assistida de fiscalização nas instalações da Voepass.
Servidores da Agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias à garantia do nível adequado de segurança das operações.
Em outubro de 2024, foram exigidas as seguintes mudanças:
- Redução da malha;
- Aumento do tempo em solo das aeronaves, com visitas à manutenção;
- Troca de administradores;
- Execução do plano de ações para correção das irregularidades.

No final de fevereiro deste ano, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento das exigências feitas pela Anac.
Além disso, a Agência apontou a reincidência de irregularidades que haviam sido consideradas sanadas em ações de vigilância e fiscalização anteriores. A Anac também identificou a falta de efetividade do plano de ações corretivas.
Devido à quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa, a Anac suspendeu suas operações até que seja comprovada a retomada da capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos.
Leia Mais
Voos suspensos
Confira a nota enviada pela Voepass ao Paranaíba Mais na íntegra:
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.
A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.
Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.
Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400 – que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.”

A Voepass conta atualmente com seis aeronaves. Sua operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.
Em Minas Gerais, a companhia opera em Juiz de Fora e Ipatinga.
Os passageiros afetados pelo cancelamento de voos da Voepass devem procurar a empresa ou a agência de viagens responsável pela venda do bilhete para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Acidente aéreo com avião da Voepass
No dia 9 de agosto de 2024, um avião turboélice ATR 72, operado pela Voepass, caiu em uma área residencial em Vinhedo (SP). Todos os 62 ocupantes a bordo morreram.
A aeronave estava a caminho de São Paulo, partindo de Cascavel (PR), e caiu por volta das 13h30 (horário de Brasília) em Vinhedo, a cerca de 80 km da capital paulista.
O avião voava normalmente até as 13h21, quando parou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo. O contato com o radar foi perdido às 13h22, informou a Força Aérea Brasileira (FAB) em um comunicado. A aeronave não relatou nenhuma emergência.

No mesmo mês, um voo da Voepass, com destino a Guarulhos (SP), fez um pouso técnico de emergência em Uberlândia devido a uma possível pane elétrica. A aeronave ATR 72-600, que decolou de Rio Verde (GO) às 18h, apresentou problemas técnicos aproximadamente meia hora após a decolagem. Apesar do pânico, ninguém se feriu e os passageiros foram relocados para continuar viagem.
Ainda em agosto, a Anac se reuniu com a Voepass para tratar sobre as medidas que deveriam ser adotadas pela empresa para garantir a normalidade das operações.
Em outubro, a companhia anunciou a expansão de sua malha aérea, com novos voos para os Aeroportos Internacionais do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Outros destinos foram descontinuados.