Vídeo: carro é guinchado por uma empilhadeira em uma rua de Patos de Minas

Caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (25) e gerou dúvidas: um carro pode ser guinchado por uma empilhadeira? O Código de Trânsito Brasileiro responde

, em Uberlândia

-

Repercutiu nas redes sociais um vídeo que mostra um carro supostamente irregular sendo guinchado por uma empilhadeira em uma rua de Patos de Minas, na manhã desta quarta-feira (25).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Conforme a gravação, o carro estava estacionado em uma via pública. Uma empilhadeira conseguiu levantar o veículo do chão e o colocar em um caminhão. Todo o processo dura pouco mais de 1 minuto e foi gravado por populares.

×

Leia Mais

Um veículo pode ser guinchado desta maneira?

Um carro ser guinchado por uma empilhadeira não é especificamente proibido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No artigo 269 da CTB, é informado que a autoridade de trânsito deve tomar medidas administrativas em caso de irregularidades no veículo ou na sua condução, como a remoção do veículo, presente no inciso II.

No entanto, a remoção imediata de veículos por irregularidades na abordagem do agente de trânsito não é mais permitida. A mudança foi feita através da Lei nº 13.160/2015, que adicionou os parágrafos 7, 8 e 9 ao artigo 271 do Código de Trânsito Brasileiro. Confira abaixo:

§ 9º-A “Quando não for possível sanar a irregularidade no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, será liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra a apresentação de recibo, e prazo razoável, não superior a 15 (quinze) dias, será assinalado ao condutor para regularizar a situação, o qual será considerado notificado para essa finalidade na mesma ocasião.”

Isto é, quando um motorista for abordado por um agente de trânsito e a irregularidade do seu veículo não puder ser consertado no momento, a autoridade deverá lhe dar um prazo de até 15 dias para regularizar o veículo. No entanto, caso o proprietário não aja conforme o pedido, o veículo será retirado ao depósito.